Segunda explosão na Rússia faz pelo menos 15 mortos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Uma bomba explodiu hoje num trólei, do sistema de transportes públicos de Volgograd, fazendo pelo menos 15 mortos e mais de vinte feridos. Entretanto subiu para 17 o número de vítimas mortais do ataque suicida ocorrido ontem na estação central de comboios da mesma cidade russa anteriormente denominada como Estalinegrado.

“Pelo segundo dia, nós estamos a morrer – é um pesadelo”, afirmou uma mulher a chorar, junto aos destroços do trólei que explodiu esta manhã. “O que é que é suposto fazermos, passarmos a andar a pé?”, acrescentou.

A explosão ocorreu na hora de ponta. Grande parte do trólei ficou destroçado, em sequência da explosão que partiu vidros das janelas dos edifícios circundantes.

- Publicidade -

As medidas de segurança foram reforçadas nos sistemas de transportes, inclusive aeroportos, de toda a Rússia. Em Volgograd as pessoas estão agora a evitar usar os transportes públicos e muitos optam por se deslocar a pé para o trabalho. Localizada a cerca de 900 quilómetros a sul de Moscovo, a cidade tem mais de um milhão de habitantes.

Autoridades temem vaga de atentados

Apesar de não terem ainda sido reivindicados por nenhum grupo, as autoridades russas estão a tratar ambas as explosões como atos de terrorismo, temendo que surjam no âmbito de uma vaga de atentados motivada pelo aproximar das Olimpíadas de Inverno que arrancam a 7 de fevereiro em Sochim, a cerca de 690 quilómetros a sul de Volgograd.

Num vídeo divulgado em julho, Umarov, o líder de um grupo radical que pretende a criação de um estado islâmico independente no norte do Cáucaso, incitou aos militantes para recorrerem à “força máxima” para impedirem o início dos jogos.

Para além dos 17 mortos, o ataque suicida de ontem na estação de comboios de Volgograd fez 40 feridos, alguns dos quais estão estado crítico. As autoridades anunciaram que foi causado por uma bombista suicida, mas existem alguns dados contraditórios sobre se terá sido um homem ou uma mulher a autora do atentado suicida.

Em outubro, um ataque de uma bombista suicida num autocarro da cidade causara seis mortos.

Alexandre Costa (Rede Expresso)

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.