Sessões sobre eleições europeias começam esta sexta-feira em Faro

ouvir notícia

.

Objectivo é dar a conhecer o trabalho do Parlamento Europeu e as decisões que afetam a vida diária dos cidadãos. Iniciativa prossegue até ao mês de abril um pouco por toda a região

.

O ciclo de sessões-debate dedicado às eleições europeias de 2014, que terão lugar em Portugal dia 25 do próximo mês de maio, começam esta sexta-feira em Faro com uma ação que decorrerá simultaneamente em 16 cidades do país e dedicada ao tema “(Re)enamore-se pela Europa”.

- Publicidade -

O Centro Europe Direct do Algarve promove estas sessões com o apoio do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e com diversos parceiros regionais, com o objectivo de dar a conhecer o trabalho do Parlamento Europeu e o essencial das tomadas de decisão que afetam a vida diária dos cidadãos.

Em Faro, o debate terá início às 11h30 na sala G da CCDR Algarve (Praça da Pontinha) e terá como moderadora a jornalista Maria Augusta Casaca, da TSF. Os convidados para o painel são Artur Rego, deputado do CDS/PP, Jorge Botelho, presidente da AMAL, Luís Gomes, representante do Algarve no Comité das Regiões, bem como um jovem representante dos “1st voters” da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro. O painel poderá ainda ser enriquecido pela presença da ex-eurodeputada Jamila Madeira.

Será distribuída documentação aos participantes e oferecido um jantar para duas pessoas na Tertúlia Algarvia para celebrar o “Dia de S. Valentim”, que é também uma tradição em muitos países europeus.

Mais cinco sessões até abril

Segue-se Loulé (21 de fevereiro, “Europa espaço de emprego e mobilidade”), Faro (24 de fevereiro, “A Europa no mundo”), Lagos (21 de março, “Europa espaço sustentável”), novamente Faro (3 de abril, “Na Europa 30 anos depois”, na Universidade do Algarve) e Vila Real de Santo António (11 de abril, “A Europa dos cidadãos”).

“A Europa está a passar por grandes transformações e a palavra crise “anda na boca de toda a gente”. Mas é também esta ‘crise’ que contribui para despertar nos cidadãos a consciência de que as suas condições de vida tocam no ‘coração’ da Europa. As eleições dão a oportunidade a todos os cidadãos de escolher a Europa que querem e o voto de cada um poder fazer a diferença!”, recorda a CCDR-Algarve.

“O Parlamento Europeu mudou e é cada vez mais impulsionado pelo que importa ao cidadão. Quer ouvir as muitas vozes e agir em conformidade. Quer reagir aos desafios. Quer ter um impacto real e positivo, assumir o presente e construir o futuro”, acrescenta aquela entidade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.