Setenta pinturas que celebram a sardinha

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Numa altura em que acaba de ser interdita a pesca da sardinha em todos os portos algarvios, a Galeria XXI, com o apoio do município de Portimão, tem uma exposição coletiva das pinturas mais simbólicas da coleção “O Cardume” no museu de Portimão.

A inauguração desta exposição, com cerca de setenta pinturas, ocorreu na semana passada e a mostra vai prolongar-se até 28 de setembro.

Com a venda das obras expostas, pinturas com diversas interpretações da sardinha, a Galeria XXI pretende terminar a fase de recolha fundos para várias instituições, como a Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento – Algarve, a Portinado e o Grato.

- Publicidade -

O projeto “O Cardume”, implementado pela Galeria XXI, envolveu a sociedade civil, desafiando-a a pintar sardinhas. Este projeto pretende promover a componente de animação, baseada na tradição.

“Como muitas pessoas aderiram ao desafio, existem uma centena de lindíssimas sardinhas pintadas em telas, um enorme cardume! Depois de inúmeras exposições do ‘Cardume’ – antiga lota de Portimão, Hotel Riverside, Hotel Júpiter, mercado municipal de Portimão – agora, a Galeria XXI, tem o prazer de expor as pinturas mais simbólicas desta coleção no museu de Portimão”, frisa a organização.

Como o objetivo deste projeto é recordar as tradições de Portimão e dar um pequeno contributo à narrativa da cidade, com base nas sardinhas, o renovado edifício fabril (antiga fábrica Feu Hermanos), atualmente o museu de Portimão, é o local ideal e o mais natural para se poder apreciar “O Cardume”.

JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.