Simpósio da Pedra reúne escultores de sete países em Silves

ouvir notícia

.

O I Simposium da Pedra terá lugar, entre 16 e 31 de maio, no interior das muralhas do castelo de Silves, reunindo escultores provenientes de sete países e que produzirão peças em pedra. O evento é coorganizado pela Câmara de Silves, pela agência Busílis da Comunicação e pelo Templo do Templo (oficina de estatuária e pintura que funciona num antigo armazém de mercadorias da estação ferroviária de Silves, aberta em 2010 e dirigida pelo escultor Villares Pires).

António da Cunha e Arlindo Arez representam Portugal neste encontro internacional, sendo o último algarvio e com obra visível nesta região. Gabriel Muñoz Ramírez (Costa Rica), Marcos Torandell (Espanha), María Trinidad Caminos (Argentina), Marta Fresneda (Espanha), Paul Popescu (Roménia), Ricardo Kersting (Brasil) e Vito Guardo (Itália) são os restantes participantes neste evento. Todos trabalharão ao vivo, podendo os visitantes deste espaço apreciar o que vai sendo criado.

A escolha de Silves e do seu castelo foi decisiva, já que a história serve, na perspetiva da organização, “um dos objetivos fundamentais deste projeto: reconquistar para a escultura em pedra o primado das mãos e do figurativo”. Nesse sentido, também o tema a trabalhar pelos escultores – a cortiça -, reflete a importância dada a uma atividade que marcou a história recente da cidade.

- Publicidade -

Ao longo destes quinze dias de atividade terão lugar alguns momentos musicais, nomeadamente um recital de música clássica com piano e flauta, também no castelo, pelas 17h30 do dia 16 de maio, logo após a abertura oficial do simpósio, e um concerto pela Orquestra e Jazz do Algarve, pelas 22h00 do dia 30 de maio, no Teatro Mascarenhas Gregório.

JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.