Sindicato da hotelaria do Algarve intensifica luta por melhores condições

ouvir notícia

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve revelou esta semana que vai intensificar a luta por melhores salários e condições de trabalho, após uma reunião que decorreu na Casa Sindical de Faro.

Nesta reunião foram analisadas as situações sociais e laborais atuais no setor do Turismo e os problemas mais sentidos pelos trabalhadores como os baixos salários, pagamento de bónus e prémios como forma de chantagem para condicionar capacidade reivindicativa, desvalorização das carreiras, estagnação das categorias profissionais e a precariedade dos vínculos laborais.

Entre outros problemas foram ainda denunciadas as buscas do patronato a outros países para trazer trabalhadores estrangeiros que são explorados, o aumento do assédio e da tortura psicológica, discriminação, ataque aos direitos individuais e coletivos e tentativas de impedir o sindicato.

- Publicidade -

Em relação ao Governo, o sindicato refere que as medidas são “insuficientes”, considerando o pagamento dos 125 euros em outubro como “migalhas para tentar acalmar a luta dos trabalhadores”, em vez de “promover o tão necessário aumento geral dos salários e o controlo dos preços para impedir os lucros especulativos dos grandes grupos económicos e financeiros”.

O sindicato refere ainda que foram alcançados resultados positivos em vários locais de trabalho, onde se verificaram aumentos salariais e melhoria das condições de trabalho, tal como aconteceu no Clube Praia da Oura, no Grupo JJW, no INATEL Albufeira, no SUCH – Serviços de Utilização Comum dos Hospitais, no Grupo Dom Pedro, na Sociedade do Golfe da Quinta do Lago, no Amendoeira Golf Resort, ou no Hotel PortoBay Falésia.

A reunião serviu ainda para preparar a décima edição do Congresso da União dos Sindicatos do Algarve/CGTP-IN, que vai decorrer a 27 de outubro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.