Sismo a fingir prepara população

ouvir notícia

.

Esta sexta-feira, dia 11 de outubro, pelas 11h10, os cidadãos são desafiados a participar num exercício de preparação para o risco sísmico, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A iniciativa “A Terra Treme” é um exercício de um minuto que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

O exercício, que pode ser feito em todo o país, ajudará a população a conhecer e praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar.

- Publicidade -

“Durante o exercício, os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, aguardar até que a ‘terra pare de tremer’”, adianta a proteção civil em comunicado.

“A Terra Treme é um exercício de preparação para o risco sísmico que visa promover a informação e a mobilização da sociedade civil para a adoção de comportamentos adequados de autoproteção em caso de ocorrência de sismo. É, acima de tudo, uma ação de sensibilização que promove o conhecimento do risco sísmico e a adoção de medidas para a mitigação das suas consequências”, refere Manuel Mateus Couto, presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A “Terra Treme” é uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Liga dos Bombeiros Portugueses.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.