Startup incubada na UAlg vence prémio da Altice

O prémio foi entregue ao projeto “expressPIK”

ouvir notícia

A startup “expressTEC”, das investigadoras da Universidade do Algarve Ana Teresa Maia e Joana Xavier foi a vencedora do prémio Altice International Innovation Award 2023, anunciou a instituição de ensino.

O prémio foi entregue ao projeto “expressPIK”, uma solução que oferece diagnósticos para tratamentos personalizados para o cancro da mama desta startup incubada nada UAlg.

Este projeto destacou-se entre as 116 candidaturas e conquistou o prémio final de 50 mil euros, depois de ter sido apresentado ao júri do concurso um teste inovador que vai permitir identificar que mulheres possuem uma determinada mutação genética para que lhes possa ser aplicada uma terapia mais personalizada e direcionada à raiz do problema.

- Publicidade -

“O projeto visa aperfeiçoar um grande número de tratamentos errados que se encontram a ser feitos para o cancro e que têm como alvo as proteínas”, explicam as investigadoras.

Ana Teresa Maia e Joana Xavier acreditam que ao propor tratamentos baseados nesta tecnologia, podem vir a conseguir minimizar a quantidade de mulheres que se sujeitam a tratamentos que não são eficazes, diminuindo os efeitos colaterais dos mesmos.

Este prémio tem como objetivo “promover e reconhecer o empreendedorismo e talento tecnológico”, segundo o comunicado, e vai permitir alavancá-lo, além de oferecer a possibilidade de realizar um protótipo para prova de conceito com a Altice Labs e acesso aos serviços de incubação da Startup Lisboa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.