Tavira acolhe ação dedicada à azeitona

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Trata-se de um processo tradicional de preservação de alimentos que, em Tavira, é feita com uma variedade abundante existente na zona: a “maçanilha de Tavira” ou “maçanilha algarvia”.

As várias técnicas de conserva de azeitona (britadas, retalhadas, de água e sal) permitem ter o fruto disponível para consumo durante todo o ano. As azeitonas de sal correspondem a um tipo de conserva que só se conhece no sotavento algarvio.

A ação surge no seguimento da exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar” e destina-se ao público em geral. O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.

- Publicidade -

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentada, em março de 2012, na sede da UNESCO.

JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.