Tavira exige apoio à aquisição de equipamento TDT

ouvir notícia

O apagão analógico vai acontecer no sotavento algarvio no próximo dia 26 de abril

População residente em muitas zonas do interior do concelho de Tavira terá de adquirir um kit complementar (mais caro) para captar as emissões de televisão depois do apagão analógico, agendado para 26 de abril no sotavento algarvio

Domingos Viegas

A Assembleia Municipal de Tavira aprovou uma moção para exigir que as entidades competentes financiem, pelo menos, 50 por cento do valor da aquisição e da montagem do equipamento (kit complementar) para captar o sinal de Televisão Digital Terrestre (TDT) via satélite, no caso da população que reside nas zonas do concelho onde não há cobertura.

- Publicidade -

O apagão analógico, que ocorrerá no sotavento algarvio a 26 de abril, fará com que grande parte do interior do concelho de Tavira perca a receção das emissões de televisão. Nesta situação estão muitas zonas das freguesias de Cachopo, Conceição de Tavira, Santa Catarina da Fonte do Bispo e Santa Maria, cujas populações terão de adquirir o chamado kit complementar para captar o sinal via satélite.

Refira-se que os descodificadores para a TDT estão à venda com preços a partir de cerca de 20 euros, no entanto o equipamento para captar o sinal via satélite custa mais de 100 euros. Nas zonas em que a cobertura é fraca ou não existe é necessário adquirir o referido kit complementar, mesmo nos casos em que as pessoas já possuam um aparelho de televisão preparado para captar o sinal da TDT.

“Todos os fatores de interioridade tão conhecidos, como sejam os acessos em menor número e de menor qualidade e a consequente maior dificuldade para aceder a serviços que são direito de todos, são agora acrescidos de mais um”, recordam os deputados municipais, referindo-se ao “custo superior que essas populações são obrigadas a suportar para receberem o mesmo serviço que o resto do país”.

Os membros da Assembleia Municipal de Tavira lembram, ainda, que esta situação é “mais agravada pela característica de uma população mais idosa, reformada e com baixos rendimentos”. Neste sentido, os deputados municipais tavirenses classificam mesmo o processo de transição para a TDT como “injusto” e “abusivo”, não só para uma “significativa faixa” da população do concelho de Tavira, como de “outras regiões similares do país”.

“Além dos custos desiguais para o mesmo serviço, o acesso implica processos que não são simples, expondo estas populações mais vulneráveis ao ‘ataque’ de pessoas menos escrupulosas, pressionando a aquisição de materiais e equipamentos desnecessários ou ’empurrando-as’ para serviços televisivos com assinatura e pagamentos mensais que à partida não desejavam”, lamentam os deputados municipais.

A moção já foi enviada ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia de República, ao ministro da Economia e do Emprego, aos grupos parlamentares da Assembleia da República, à Associação Nacional de Municípios Portugueses, bem como à ANACOM e à Portugal Telecom.

Cobertura reforçada no sotavento

Recentemente foi instalado um novo retransmissor em Alcoutim, que aumentou a cobertura na sede do concelho. No entanto, e tal como acontece com Castro Marim, cerca de 60 por cento daquele município continua sem cobertura e a população destas zonas terá que recorrer ao referido kit complementar para captar as emissões diretamente do satélite. Em Tavira, e de acordo com a PT Comunicações, 12 por cento do concelho terá que recorrer a esta última opção.

O Jornal do Algarve alertou em meados de fevereiro para o facto de a cidade de Vila Real de Santo António estar numa zona com probabilidade reduzida de cobertura TDT (via terrestre), porém, esta semana, o mapa de cobertura do sítio da TDT-Portugal na internet já indica a existência de cobertura em toda a cidade. Refira-se que a cidade pombalina era uma exceção no âmbito da cobertura no litoral algarvio.

(Veja a taxa de cobertura TDT em todos os concelhos do Algarve na edição impressa do Jornal do Algarve, que está nas bancas desde quinta-feira, dia 15)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.