Teatro de Portimão festeja aniversário com programa especial

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão completa três anos de existência no dia 10 de dezembro. Espetáculos de música, teatro e dança estão na programação deste mês e abrangem públicos de todas as idades. Entre as principais atrações estão a banda Melech Mechaya, a Orquestra do Algarve e a companhia Russian Classical Ballet.

O Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) completa três anos de existência no próximo sábado. Para comemorar o aniversário, o equipamento cultural recebe uma programação completa de espetáculos de música, dança e peças teatrais, que se vão estender até perto do final do ano.

Quem abre os festejos é a Harlem Gospel Choir, já esta quinta-feira (8), considerada “a mais famosa formação americana no género”, destaca a organização, frisando que o grupo esgotou os concertos de Lisboa e Porto no ano passado. Agora, de regresso ao nosso país, a Harlem Gospel Choir vai apresentar um espetáculo de Natal dedicado a toda a família, às 21h30, no grande auditório do TEMPO, com bilhetes entre 23 e 25 euros.

- Publicidade -

Mais artistas sobem ao palco do grande auditório no próximo sábado (10), dia do terceiro aniversário do teatro municipal. O concerto da banda portuguesa Melech Mechaya, às 21h30, leva até Portimão os sons da música Klezmer.

Este género musical tem origens no século XV e formou-se a partir do estabelecimento de uma forte comunidade judaica nos países da Europa central e de leste. “Misturando aspetos da sua própria cultura com elementos dos países onde se instalavam, nomeadamente a música cigana e do oriente, formou-se um estilo musical muito particular, frequentemente festivo”, destacam os próprios Melech Mechaya – uma das primeiras bandas portuguesas a explorar este universo sonoro – no seu site na internet. Os bilhetes custam cinco euros.

O outro lado do espetáculo

Ainda em dia de aniversário (10), o TEMPO terá opções para o público infantil e para as suas famílias. Às 15h00, vai decorrer a iniciativa “O Outro Lado do Espetáculo”, que tem como objetivo “dar a conhecer os trabalhos de montagem, ensaios de som e luz, os espaços invisíveis e toda a atividade dos bastidores de um concerto”, explicam os responsáveis.

A ideia é proporcionar às crianças com mais de oito anos e suas famílias uma visita guiada pelos diversos espaços do TEMPO, desde os palcos aos camarins. A iniciativa contempla ainda uma conversa com a banda nacional Melech Mechaya. O preço dos ingressos é 2,5 euros, estando a ação limitada a 25 participantes.

A programação de aniversário do teatro municipal prossegue, nos dias 13 e 14 (para escolas) e a 17 de dezembro (para famílias), com a apresentação de uma peça de teatro de marionetas. “Uma Noite” é o nome desta produção teatral realizada no âmbito da Oficina do Espetador do TEMPO.

A peça foi criada por duas artistas da terra, a partir do clássico da literatura “As Mil e uma Noites”, e conta a história de como Xerazade conseguiu escapar à morte fazendo com que o rei Xariar se apaixonasse por ela. Os bilhetes para este espetáculo custam 2,5 euros para crianças dos três aos seis anos, e cinco euros para o restante público.

Concertos de Natal sobem ao palco do TEMPO

O programa de aniversário do TEMPO continua com o concerto de Natal da Orquestra do Algarve, no dia 17 de dezembro, às 21h30, no grande auditório. Anton Webern e Beethoven serão os compositores em destaque neste concerto, com ingressos a 10 euros e os habituais descontos.

No dia seguinte, no mesmo palco, às 16h00, será a vez do concerto de Natal da Sociedade Filarmónica Portimonense. Este grupo é constituído por cerca de 50 músicos que têm percorrido todo o país em representação da cidade de Portimão e da região do Algarve. A entrada é livre.

Para finalizar a programação, o Teatro Municipal de Portimão recebe o Russian Classical Ballet, no dia 23 de dezembro, às 21h30, que vai protagonizar o espetáculo de dança “A Bela Adormecida”. Os bilhetes para este bailado – considerado um dos que desperta maior interesse junto do público – variam entre 25 euros (plateia) e 23 euros (balcão).

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.