Tensão aumenta junto ao Parlamento em Kiev

ouvir notícia

A tensão volta a aumentar junto ao parlamento em Kiev

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas hoje em confrontos com a polícia, numa manifestação contra o Governo, junto ao Parlamento ucraniano, no centro de Kiev, marcada por mais violência.

Segundo a Reuters, os manifestantes incendiaram carrinhas da polícia e estão a atirar pedras. As autoridades respondem com balas de borracha e gás lacrimogéneo para tentar dispersar a multidão.

No interior do Parlamento, a oposição exige alterações à Constituição, relativamente aos poderes do Presidente Viktor Ianoukovitch e a formação de um governo independente.

- Publicidade -

O líder da oposição Vitali Klitschko voltou a apelar ao Presidente para aceitar as reformas e convocar eleições para travar a escalada da crise. “Estou também a apelar ao Presidente para retirar a polícia de choque das ruas. Isso seria a decisão de um verdadeiro homem”, disse Vitali Klitschko no Parlamento, sublinhando esperar que o chefe de Estado acabe por ceder.

Entretanto, entre 200 a 300 manifestantes invadiram a sede do partido de Viktor Ianoukovitch. Segundo a AFP, os manifestantes entraram pela garagem, situada no centro edifício, e atiraram pedras e cocktails molotov.

Em novembro, os ucranianos começaram a sair às ruas em protesto, depois de o Presidente Viktor Ianoukovitch ter recusado assinar um acordo com a União Europeia, e optado por privilegiar as relações económicas com a Rússia.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.