Turismo algarvio em 2015: Boa ponta final, mas débil subida no ano

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

A associação empresarial Algfuturo – União pelo Futuro do Algarve, liderada por José Vitorino, analisou os indicadores do turismo divulgados pelo INE e concluiu que a ponta final de 2015 “está a ser boa no Algarve”, mas que, no acumulado, o acréscimo “é débil e muito abaixo das subidas médias nacionais”, sendo “ainda insuficiente para a recuperação do setor e para a indispensável revitalização da economia e sociedade”.

Em novembro foram registadas 543.100 dormidas, o que representa um aumento de 10,1% em relação a 2014, superior à média nacional para o mesmo período. Porém, embora se tenha atingido um acumulado (de janeiro a novembro) de 16,2 milhões de dormidas, aquela associação empresarial constata “o fraco desempenho para esse período, com uma subida de apenas 2,6%, que é o menor aumento de entre todas as regiões e ficando-se a pouco mais de um terço da média nacional de subida (6,5%)”.

Quanto aos hóspedes, os 126.700 de novembro “são interessantes” (aumento de 6,1% em relação a 2014), consideram, mas “é um valor inferior à média do aumento nacional e no acumulado é de mais 3,6%, em contraponto aos 8,6% do país”.

- Publicidade -

Quanto aos proveitos por aposento, tanto no mês de novembro (+9,5%) como no acumulado (+11.9%), a Algfuturo considera o acréscimo “razoável”, apesar de estar 3% abaixo das médias nacionais, menos 3,8% no mensal e menos 2,7% no acumulado.

A Algfuturo frisa que os dados referem-se apenas ao alojamento apurado nas estatisticas, que representa uma baixa percentagem do alojamento total, e que “não há distorção comparativa entre 2015 e 2014, pois os destaques mensais do INE não incluem o alojamento local resultante da nova legislação”.

“No quadro do setor turístico em análise, pelo turismo em si, economia turística e múltiplas implicações e conexões sociais e económicas, a situação é complexa e reclama um vasto conjunto de medidas já referenciadas em vários documentos que a associação divulgou”, conclui a Algfuturo.

.

.

.

.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.