TV ucraniana tomada pelos separatistas pró-russos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
A estação de televisão de Donetsk, TRK, foi tomada por indivíduos com as caras tapadas, capuzes na cabeça e armados com bastões de beisebol

A estação de televisão de Donetsk, TRK, está desde ontem sintonizada com o canal russo que só emite notícias pró-Kremlin. Os separatistas tomaram a sede regional na cidade oriental de Donetsk, e cortaram o sinal da TV ucraniana, substituindo-o pelo da “Rossiya 24”.

Umas três centenas de militantes pró-separatismo desfilaram a partir da Praça Lenine, no centro da cidade, arrancando bandeiras da Ucrânia sob o olhar da polícia, que não interveio. O ataque ao edifício da televisão foi precedido pelo hastear da bandeira da “República Popular de Donetsk” no topo do edifício.

O diretor da estação, Oleg Dzholos, declarou, abalado, que esperava poder continuar as emissões. No entanto, a tonalidade da programação já era outra desde que a estação oficial russa – a “Rossiya 24” -, chama “fascistas” aos líderes ucranianos pró-ocidentais, montando os programas com imagens originais de paradas nazis.

- Publicidade -

A operação de tomada da estação foi feita por indivíduos com as caras tapadas, capuzes na cabeça e armados com bastões de beisebol. Durante a ocupação, três polícias de intervenção armados com Kalachnikovs estiveram presentes, aparentemente garantindo que a passagem de mãos decorresse com ordem.

A tomada da estação foi um novo golpe para Kiev, que não consegue agir na região russófona a leste, uma vez que a maioria das forças da ordem tem alinhado com os manifestantes pró-Moscovo e pouco tem feito para evitar a ocupação dos edifícios oficiais.

RE

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.