Ucranianos destroem estátua de Lenine

ouvir notícia

Estátua de Vladimir Lenine foi derrubada e martelada por manifestantes

A estátua de Vladimir Lenine, símbolo da revolução russa de 1917, foi ontem à noite destruída por manifestantes no centro de Kiev, num gesto pró-Europa de milhares de manifestantes que rejeitam a aproximação ucraniana, conduzida pelo Presidente Viktor Yanukovich, à Russia de Vladimir Putin.

Mais de duzentas mil pessoas saíram este domingo à rua na capital ucraniana a exigir a demissão do líder do país, depois de Yanukovich ter rejeitado um acordo comercial com a União Europeia, optando por uma maior aproximação à Rússia.

Depois de derrubarem a estátua com cordas e serras, os manifestantes – alguns com o rosto coberto, que empunhavam bandeiras do partido ultranacionalista Svoboda (Liberdade) – destruíram-na à martelada, de acordo com o relato da agência de notícias Reuters.

- Publicidade -

A súbita aproximação da Ucrânia de Yanukovich à Rússia de Putin gerou grandes protestos no país na última semana, com milhares de manifestantes a saírem à rua empunhando bandeiras da Ucrânia e da União Europeia.
Os manifestantes têm desafiado as ordens das autoridades, cercando edifícios governamentais em protesto contra a suspensão das negociações para a assinatura de um pacto comercial e político com a União Europeia.

Mariana Cabral (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.