UE quer banir automóveis a combustíveis fósseis nas cidades

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Banir os automóveis a gasolina, diesel ou gás das cidades europeias até 2050, é o objetivo do Livro Branco dos Transportes, apresentado pela Comissão Europeia em Bruxelas.

Acabar com a circulação de automóveis a gasolina, diesel ou gás nas cidades dos 27 países da UE até 2050 é uma das metas traçadas no Livro Branco dos Transportes, apresentado ontem em Bruxelas pela Comissão Europeia.

O objetivo é começar a travar o seu uso nas cidades a partir de 2030, de modo a que sejam abolidos progressivamente nos 20 anos seguintes. Neste momento, 25% das emissões de dióxido de carbono (CO2) da UE são provenientes dos transportes.

- Publicidade -

O documento de Bruxelas, que se chama “Roteiro para um Área Única Europeia de Transportes – A caminho de um sistema de transportes competitivo e eficiente no uso de recursos”, define 40 medidas concretas para a próxima década.

Estas medidas destinam-se a “construir um sistema de transportes competitivo que aumente a mobilidade, remova as principais barreiras em áreas-chave e fomente o crescimento e o emprego”. E permitirão reduzir as emissões de CO2 nos transportes em cerca de 60%, diminuindo drasticamente a dependência da Europa do petróleo importado.

Em alternativa, o Livro Branco aposta no desenvolvimento do transporte ferroviário e na construção de infraestruturas destinadas a generalizar o uso de automóveis elétricos, bem como na alteração da fiscalidade automóvel, de modo a penalizar fortemente os automóveis mais poluidores.

JA/Rede Expresso

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.