Um século de acordeão algarvio em livro

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

“O Acordeão no Algarve – Um Século de Histórias e Memórias”, o mais recente trabalho do escritor e investigador algarvio Nuno Campos Inácio, vai ser apresentado no próximo dia 14 de abril, pelas 19h00, no Hotel Hilton de Vilamoura.

Esta obra – a primeira do género realizada em Portugal – junta num único livro documentos, biografias, imagens e histórias do instrumento musical mais emblemático da cultura algarvia.

O autor explica que, apesar de ser um instrumento musical relativamente recente (invenção registada em 1829), “a verdade é que no início do século XX o acordeão conquistou um espaço próprio na música algarvia e no folclore regional, principalmente na interpretação do corridinho algarvio”.

- Publicidade -

O livro conta com perto de 500 páginas, enriquecidas por informação e documentação inédita, contendo ainda mais de 800 imagens e mais de uma centena de biografias, com referência a cerca de 900 nomes de alguma forma ligados ao acordeão algarvio.

Gonçalo Pescada, o primeiro algarvio doutorado em acordeão é o autor do prefácio, encontrando-se ainda textos do jornalista Arménio Aleluia Martins, que tem acompanhado e apresentado vários eventos relacionados com esse instrumento musical.

A apresentação no próximo dia 14 de abril, no Hotel Hilton de Vilamoura, vai contar com a presença de quatro campeões mundiais do acordeão, nomeadamente Éric Bouvelle (França), Petar Maric (Sérvia), Pietro Adragna (Itália) e Julien Gonzalez (França).

JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.