V Congresso dos Jornalistas procura soluções para um setor em crise e marca uma greve geral

ouvir notícia

Passados sete anos, os jornalistas voltaram a reunir-se em Congresso, durante o fim de semana, no cinema S. Jorge, com o intuito de debater problemas do setor associando-se, ao mesmo tempo, às comemorações dos 50 anos do 25 de abril. A gravidade pela qual passa a profissão, juntou 800 jornalistas e levou à marcação de uma greve geral

Foi um longo percurso de preparação, em que uma equipa liderada por Paulo Coelho, correu todo o país para ouvir dos colegas dos diferentes órgãos de comunicação, os reais problemas com que se debate atualmente o setor.

Dada a estreita ligação do jornalismo com o advento da liberdade neste país, fazia todo o sentido ser este congresso o pontapé de saída para o início das comemorações. Para isso foi inaugurada uma exposição de fotografia com a curadoria do fotojornalista Mário Cruz, “Portugal Livre 1974-2024” e que estará patente durante um mês. Diálogos entre fotojornalistas portugueses e estrangeiros de várias gerações, “Jornalismo, liberdade e democracia” em debate, apresentação do livro “Media e jornalismo em tempos de ditadura. Censura, respressão e resistência” e a peça de teatro “A Noite” de autoria de José Saramago, entre outros, foram destaque no seu arranque.

Paulo Coelho, presidente do congresso, adianta que em sete anos mais de 400 jornalistas abandonaram a profissão. A precariedade, os ordenados em atraso, a falta de apoios e as leis que impedem o publicitação de concursos, foram as queixas que se fizeram ouvir nas reuniões preparatórias. Adivinhava-se um debate aceso que alertasse as autoridades para a necessidade vital de manter uma imprensa livre, em todo o território nacional, um dos principais pilares da democracia. Mas a situação que se está a viver no grupo Global Media com a ameaça de despedimento coletivo de 200 trabalhadores que ainda não receberam os ordenados de dezembro, nem o subsídio de Natal, veio dar um maior ênfase ao momento de crise do jornalismo e do modelo de financiamento dos órgãos jornalísticos.

Foi nesta sequência que os congressistas aprovaram este domingo, por unanimidade e aclamação, uma greve geral e mandataram o Sindicato dos Jornalistas para definir a data da paralisação. Pedro Coelho salientou que a última greve geral de jornalistas foi em 1982.

Financiamento público, LUSA grátis, dividem jornalistasPor diversas vezes, temos defendido nestas páginas o financiamento público dos jornais. No entanto, as vozes que se fizeram ouvir no congresso revelam grandes reservas a este modelo. Uns dizem que o jornalismo ...

Exclusivo para assinantes

Se é assinante

Se é assinante

e continue a ler

Se não é assinante

DESDE 1€ POR SEMANA

- Publicidade -

Se é assinante e não possui conta solicite o acesso

Aproveite 20% de desconto ao subscrever a sua assinatura na Loja do JA

20% de desconto ao subscrever a sua assinatura na Loja do JA

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

APHP alerta ministra da Saúde para a importância de criar centros de rastreio

A Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) alertou a ministra da Saúde, Ana Paula...

Educadora agredida por familiares de aluno em VRSA

Esta manhã, por volta das 08:00, uma educadora do ensino pré-escolar, da escola Santo...

Multiculturalidade marca feira social em Loulé

No próximo sábado, 4 de maio, a partir das 9h30 e ao longo de...

Lagos abre concurso para a construção de mais habitação

O concurso público para a construção de mais um edifício multifamiliar localizado em Barão...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.