Até ao fim do ano serão vendidos menos 200 mil automóveis ligeiros de passageiros que os que se venderam em 1999, quando o mercado estava em alta.
A queda das vendas de automóveis ligeiros de passageiros arrisca-se a reduzir o mercado nacional a um nível inferior às 100 mil unidades este ano, o que corresponde a cerca de menos 200 mil automóveis do que os que foram vendidos em 1999.
Esta quebra de vendas faz recuar 27 anos os padrões de consumo na compra de automóveis ligeiros de passageiros, deixando-os ao nível das vendas registadas em 1985. Segundo a associação do sector, a ACAP, esta crise provocará a falência de 2600 empresas e a destruição de 21 mil postos de trabalho.
Se o volume de vendas registado no primeiro trimestre se mantiver até ao fim do ano de 2012, o mercado nacional de veículos ligeiros de passageiros ficará abaixo dos 100 mil automóveis, o que equivalerá a cerca de menos 50 mil veículos em relação às vendas efetuadas em 2011.
São, portanto, menos cerca de 100 mil veículos ligeiros de passageiros por ano em comparação com os níveis de vendas registados nos anos de 2003 a 2008, e cerca de menos 200 mil veículos por ano em comparação com as vendas efetuadas em 1999 (297,7 mil unidades) e 2000 (295,5 mil unidades).