Vendedores de serviço pago de televisão estão a enganar a população

ouvir notícia

As caixas de correio e os parabrisas dos automóveis foram invadidos por estes folhetos

Vila Real de Santo António está a ser “bombardeada” com publicidade enganosa, a menos de uma semana do apagão analógico. Telefonámos para um dos números de telemóvel indicado num dos folhetos distribuídos pela cidade. Um vendedor da ZON chegou a garantir que a TDT teria um pagamento mensal, para nos levar a comprar um “pacote” de canais daquele operador

Domingos Viegas

Quando falta menos de uma semana para que o apagão analógico aconteça no sotavento algarvio (26 de abril), vendedores de serviços pagos de televisão lançaram uma autêntica campanha de publicidade enganosa para tentar levar os consumidores a adquirir aqueles serviços.

- Publicidade -

Durante esta semana, em Vila Real de Santo António, as caixas de correio e os parabrisas dos automóveis foram autênticamente “bombardeados” com folhetos onde se podia ler a mensagem “Apagão da TV Analógica – Não Fique sem Ver Televisão”. Esta era acompanhada de um número de telemóvel e de informação sobre preços: “Canais + Telefone 9,99 euros” e “Canais + Telefone + Internet 24,99 euros”.

Os folhetos (como se pode ver na imagem), metades de folhas A4 e elaborados em computador, não faziam qualquer referência a operadores de serviços pagos de televisão, mas quando telefonámos para um dos números apercebemo-nos de que se tratava de um vendedor da ZON. Encontrámos vários folhetos com diferentes números de telemóvel, o que significa que também são vários os vendedores que estão a utilizar aquela estretégia.

Durante a conversa, o vendedor chegou mesmo a garantir que quem optasse por um descodificador de TDT (Televisão Digital Terrestre) teria de pagar cerca de 40 euros por o aparelho e mais 20 ou 25 euros por mês, enquanto que o serviço que ele estava a vender custava apenas 9,99 euros por mês.

Recorde-se que quem reside no sotavento algarvio e quiser continuar a ver os quatro canais (RTP 1, RTP 2, SIC e TVI), basta adquirir um descodificador de TDT, que custa a partir de 20 euros, mas não terá de pagar qualquer mensalidade. Nalguns casos será necessário redirecionar a antena e, nas zonas onde não chega o sinal, adquirir um sistema para captar a emissão via satélite.

Telefonámos para um dos números que estava nos folhetos:

– Bom dia. Estou a ligar porque colocaram um folheto na minha caixa do correio com este número de telefone… por causa da televisão…
– …Ah! sim, da ZON.
– Disseram-me que quando a televisão analógica acabasse, poderia continuar a ver televisão sem ter de pagar… Mas aqui está 9,99 euros…
– Exatamente. É por mês. Esse pacote é o mais baratinho. Você tem de adquirir um aparelho…
– …então quando acabar a televisão analógica não posso continuar a ver televisão grátis?
– Não sei quem é que lhe disse isso. Mas quem lhe disse isso estava mal informado ou mentiu-lhe. Por isso é que andámos a trabalhar aí ontem. A gente não vai para aí porque nos apetece, não é? Temos de ter a informação de que as pessoas vão ficar sem televisão e oferecer os pacotes mais baratinhos às pessoas, de modo a que elas fiquem com os quatro canais e com o telefone. Percebe?
– Mas eu não estou interessado em telefone. Se eu quiser continuar a ver os canais a partir do final deste mês tenho de colocar também telefone?
– Não. Olhe, tenho aqui um pacote que fica com quinze canais por dez euros por mês.
– Pois. Estou a ver. Aqui diz canais e telefone, 9,99 euros…
– Exato. Se você quiser ficar sem o telefone… isso é… portanto… uma oferta… vem junto, o telefone vem junto. Percebe? Mas se quiser pagar mais 50 cêntimos, fica com os quinze canais e sem o telefone. Ganha mais, vamos supor, onze canais do que já tem. Atualmente tem os quatro canais. Nao é verdade? Com este pacote que lhe estou a dizer fica com mais onze canais e sem o telefone.
– Quer dizer que a partir do final deste mês, quando acontecer o apagão analógico…
– Dia 26, dia 26. Na próxima quinta-feira.
– …para continuar a ver televisão tenho que pagar 9,99 euros, pelo menos?
– Exatamente. Se quiser pode comprar um aparelho por 40 euros, mais isso não lhe vai compensar. Isso não lhe compensa. Não lhe compensa porque esse aparelho só lhe vai dar problemas. E eu tenho vários amigos que já colocaram e não funciona. Aquilo é uma salganhada do pior. Percebe? Um aparelhozinho, depois uma compensação para apanhar sinal…
– Mas este papel que estava aqui na minha caixa do correio com o seu número de telefone… isto não é tv por cabo nem nada disso pois não?
– É a TV Cabo. É a ZON TV Cabo. Nós, para assegurar-mos que as pessoas vão continuar a ver televisão, pelo menos os quatro canais, fizemos essa promoção. Que é o telefone mais os quatro canais. Nove euros por mês. Percebe? Nove euros por mês não é muito. Não é muito. Para outros preços que se praticam atualmente, não é muito.
– Pois, mas…
– Eh pá. Se você quiser eu passava aí para falarmos pessoalmente. Era melhor do que estar a falar ao telefone.
– …mas eu ouvi dizer que a passagem era gratuíta e que não se pagava nada para passar para a televisão analógica!
– Não. Isso é mentira meu amigo. É uma mudança de tecnologia. Percebe? Você vai perder o sinal dos quatro canais. Se eu também não colocasse um aparelho aqui em casa, que eu moro em Portimão…
– Ah! mas se eu comprar o tal aparelho já não tenho de pagar todos os meses?
– Não, não. Tem de pagar. Isso era uma maravilha, se não tivesse que pagar todos os meses. Tem de pagar mais 20 euros por mês. Percebe? E aqui…
– …além do tal aparelho ainda tenho de pagar mais 20 euros por mês?
– Tem de pagar 20 euros por mês, mais a compra do aparelho. Percebe?
– …Mas como é que se chama esse tal aparelho. É o da TDT?
– Sim, sim. Mas esses não funcionam nada. São uma porcaria.
– …e tenho de pagar mais 20 euros por mês? É isso?
– Pois, pois. Tem que adquirir o equipamento e ainda tem de largar 20 euros. Por isso é que eu não os comprei. E tenho amigos que dizem que foram montar, pagaram e aquilo não funciona nada. Veja lá!
– Então quer dizer que esta situação…
– Olhe, eu vou ser sincero…
– …mas, vamos lá ver. Os tais 9,99 euros que está aqui no folheto pago-os à ZON. Mas a TDT tenho de pagar a quem? A quem é que pago esses 20 euros por mês?
– …hummm… fffffff…. não lhe posso… não lhe posso informar porque eu… eu não sou… eu conheço é a minha empresa, as outras não ligo muito. Não conheço. Agora…
– Então o tal aparelho TDT é que custa 40 euros e depois 20 euros por mês?
– Acho que sim… Sim. Ou vinte e cinco euros… Isso não lhe compensa nada. O que lhe compensava, se você não quer telefone, era os dez euros e 99, com quinze canais. O que é que lhe parece? Eu acho que é bom. É um preço acessível.
– …mas eu pensava que não tinha de pagar!
– Pois!!!!!!! Isso também eu achava. Quando comecei a ouvir essa conversa também achava. Mas depois tive que meter aqui em casa a ZON… Tenho quinze canais. É o que lhe estou a aconselhar, é os quinze canais. E não tenho mais. Nem telefone. E estou descansadinho. Ganhei mais onze canais! E pronto, nove euros e noventa e nove não é muito. Tinha quinze canais em casa e não se preocupava com mais nada. Era só esses 10 euros por mês.
– Mas..
– …quando é que o senhor tem disponibilidade para eu passar aí em casa?
– Eu vou pensar no assunto. Vou ver isso e depois ligo-lhe. Mas o que eu ouvi foi que podia passar da televisão analógica para a TDT e que não tinha de pagar nada…
– Nããã…
– Eu vou informar-me melhor e depois telefono-lhe.
– Como quiser. Mas vai ter de pagar. Vai ter de pagar e bem. E assim ficava com um serviço… São dez euros por mês. E ganhar doze canais… É muito bom.
– Mas se eu colocar o tal aparelho de TDT são 20 ou 25 euros que tenho de pagar todos os meses? É isso?
– Exatamente.
– Isso é que é um grande problema…
– Exatamente, é um grande problema. Vou aí por volta de sábado ou sexta-feira. Falávamos, ficava mais fácil informá-lo das coisas pessoalmente do que ao telefone. Agora.. você é que sabe. Ficava com um serviço bom. Não é? Á sua medida. Não é? Pagava menos e não se preocupava mais com isso. Eu apresentava-lhe o pacotezinho. Faziamos a adesão e em três dias tinha isso em casa.
– Mas eu não vou estar cá. Só devo voltar na próxima semana…
– …e na sexta-feira não estará por aí? Sexta-feira à tarde?
– …só na próxima semana. Quando regressar telefono-lhe. Lá para terça ou quarta-feira.
– Como é que o senhor se chama?
– Domingos.
– O senhor Domingos… isto é tanto nome… S-e-n-h-o-r D-o-m-i-n-g-o-s… Este é o seu número?
– Não. É o de trabalho.
– Então e não tem um número alternativo?
– Não. Só tenho este.
– Ora, deixa cá ver… Isto é a partir do dia 26… Portanto, olhe, ficava aqui com um servicinho bom. Grátis é que a gente quer sempre. Não é? Mas às vezes não é possível. Ás vezes não é possível e hoje em dia estão cada vez a roubar mais.
– É verdade. Cada vez estão a roubar mais. Esse é que é o problema.
– …pois. Nós fazemos estes pacotezitos, mais pequenitos, para as pessoas… Pronto. Olhe, depois diga-me alguma coisa.
– Pois… Realmente 9,99 euros é menos do que 20 ou 25 euros…
– …E mais: só fica com os quatro canais. Percebe? Paga mais e só fica com quatro canais. Depois, se aderir aos nove euros e noventa e nove, fica com quinze canais. Já que não quer o telefone para nada, posso fazer-lhe isso. Posso meter mais onze canais. Era mais interessante para si.
– E com o tal aparelho TDT são só quatro canais?
– Exatamente. Para além de ter só problemas.
– Mas esses problemas com o aparelho TDT acontecem em todo o lado ou só aqui em Vila Real de Santo António?
– Sim… Pelo menos, amigos meus que têm posto aquilo, têm-me falado daquilo… Não têm televisão… E depois eu faço-lhes os contratos. Não é? É que, sabe, isto é tudo muito bonito… As pessoas vão e depois quando montam o material é que se apercebem do engano que estão a cometer. E depois toca a vir para mim…
– Está-se a referir ao tal aparelho TDT?
– …e dizem: ‘não me fazes um contrato baratinho? Isto só dá problemas. Fui instalar, não dá televisão nenhuma. Quase que mandei aquilo por a janela’…
– Então eu vou pensar no assunto. Quer dizer que a TDT anda à volta de 20 a 25 euros por mês e este é 9,99 euros. É isso?
– Sim, sim.
– Então vou pensar e depois telefono-lhe.
– Ok. Pronto, pronto. Fica assim.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.