Vila Real Sto António prepara estupeta com uma tonelada

ouvir notícia

A organização quer bater o recorde conseguido no ano passado

A segunda edição do Festival do Atum, que começou na quarta-feira em Vila Real de Santo António (VRSA), voltará a incluir a confeção de uma estupeta gigante, este domingo, na Praça Marquês de Pombal. A organização, a cargo da Confraria do Atum, quer atingir uma tonelada daquele petisco vila-realense.

A primeira, realizada há dois anos, chegou aos 670 quilos. O ano passado, e já integrada na primeira edição do Festival do Atum, atingiu os 870 quilos. Este ano, a Confraria do Atum, que organiza o evento, pretende confecionar uma estupeta com uma tonelada, contando para esse objetivo com a colaboração de vários estabelecimentos comerciais, restaurantes e Escola de Hotelaria da cidade pombalina.

A estupeta de atum é uma especialidade gastronómica vila-realense que tem como base as tiras de atum desfiadas (frescas e passadas por uma salga húmida), às quais se acrescenta tomate, cebola e pimento (crus e bem picados), bem como azeite e vinagre.

- Publicidade -

O Festival do Atum decorre até domingo no Centro Cultural António Aleixo (só a estupeta gigante é que será confecionada na Praça Marquês de Pombal) e tem como novidade a cozinha ao vivo, todos os dias, com a participação de chefes de cozinha de restaurantes e hotéis do concelho, bem como de alunos da Escola de Hotelaria de VRSA.

O recinto está aberto diariamente, das 17h00 à meia noite, com várias iguarias elaboradas com base no atum, desde as mais tradicionais, entre as quais bife de atum, tarantelo, estupeta, muxama, mormos, espinheta, entre outras, até às mais recentes inovações gastronómicas. A entrada no festival custa 1 euro. No domingo, cada prato de “estupeta gigante” (começa a ser elaborada às 17h00) será vendido ao preço simbólico de 50 cêntimos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.