Votação nos projetos do orçamento participativo já abriu

A autarquia relembra que serão vencedores os projetos mais votados pelos cidadãos até esgotar a verba

ouvir notícia

As votações para a terceira edição do orçamento participativo de Faro estão abertas até 31 de março, sendo possível votar em dois dos 31 projetos que vão a votos, divulgou a Câmara.

Em comunicado, a autarquia refere que os projetos vencedores, cuja votação foi aberta em 01 de março, serão executados até 2025, estando prevista uma verba de 180.000 euros para o orçamento participativo e de 10.000 euros para o orçamento participativo em desenvolvimento nas escolas do concelho com os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário.

“Depois de um animado período de apresentação de propostas em Assembleias Participativas (presenciais) e no Portal do Orçamento Participativo (online), a comissão técnica fez a análise das 52 propostas, daí resultando em 31 projetos em condições de se submeterem a sufrágio”, lê-se na nota.

- Publicidade -

Todos os cidadãos com idade superior ou igual a 18 anos, que residam, trabalhem ou estudem no concelho poderão votar em dois dos 31 projetos que vão a votos no portal do orçamento participativo em http://op.cm-faro.pt/.

A autarquia relembra que serão vencedores os projetos mais votados pelos cidadãos até esgotar a verba, sendo que cada freguesia ou união de freguesias terá pelo menos um projeto vencedor.

Na União de Freguesias de Conceição de Faro e Estoi estão em votação um projeto de homenagem ao visconde de Estoi, a casa dos miaus, o dia das tradições e os trilhos de Estoi.

Na Freguesia de Montenegro os projetos são um parque canino, um jardim e horta comunitária e os trilhos de Montenegro. Em Santa Bárbara de Nexe, vão a votos um projeto de atividades ocupacionais em Bordeira, a antologia das charolas de Bordeira, um centro interpretativo do sistema tradicional de abastecimento de água potável e poços públicos.

Na União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), onde reside a maioria da população do concelho, vão a votos 32 projetos, nomeadamente, um projeto para dar cor aos bairros, cantinho intergeracional, reabilitação da calçada junto à Praça António Sérgio, requalificação do coreto da cidade e outro dedicado aos amigos dos animais.

Há ainda os projetos bairro pintado, Faro verde, que visa a requalificação da Rua Jardim do Cardeal, um novo espaço de estar na Travessa da Saúde, a decoração da rotunda do Tribunal, a realização da exposição “De Saint Stadium a Estádio de S. Luís” (1923-2023) e um projeto que visa a criação de um parque para todos.

Uma proposta para aluguer de bicicletas e desenvolvimento e manutenção de ciclovias, as trilhas de Faro, a requalificação do Polidesportivo de Santo António Do Alto e o abrigo público junto ao Centro Social com zona verde, na ilha da Culatra são outros dos projetos.

A ilha da Culatra reúne ainda outros projetos em votação: dignificar a atividade piscatória, uma tenda multiúsos na zona exterior da escola da Culatra, a criação de sombreamento para o parque infantil Caravela, limpeza comunitária da Ria Formosa e rampas de acesso.

Os orçamentos participativos pretendem estimular uma intervenção cívica ativa dos cidadãos dos municípios, na proposta e decisão sobre os projetos que pretendem ver concretizados com uma parte dos recursos financeiros do município.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.