VRSA assume presidência da Eurocidade do Guadiana

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Em representação do município de Vila Real de Santo António, o seu presidente, Álvaro Araújo, assumiu a presidência do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurocidade do Guadiana para o biénio 2024-2026, no dia 9 de maio. Data simbólica que assinalou também o Dia da Europa e o 11.º aniversário da constituição da Eurocidade do Guadiana.

Álvaro Araújo assumiu o cargo com a intenção de que “os próximos anos tenham uma importante projeção para a Eurocidade do Guadiana”.

No mandato de presidência de Castro Marim, com Francisco Amaral à frente da entidade, foram consolidados diversos planos estratégicos em áreas como o turismo, a acessibilidade, o meio ambiente e a governança.

- Publicidade -

“A etapa seguinte consistirá na construção de planos para o desenvolvimento estratégico, obtenção de novas formas de financiamento através dos diferentes programas operativos e a consolidação da entidade como uma das instituições de âmbito europeu mais importantes do Sul da Europa” pode ler-se em comunicado.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurocidade do Guadiana, que recentemente aprovou o seu orçamento para o ano de 2024, desenvolve na atualidade vários projetos com financiamento comunitário e encontra-se em processo de redação de novas iniciativas em matéria de cooperação territorial, gestão conjunta de serviços e uma melhor articulação de um território que partilha ideias, iniciativas e desafios, apesar de se encontrar em dois países distintos.

“Com espírito de missão e serviço, num modelo de governança partilhada, queremos que a Eurocidade do Guadiana seja uma realidade consolidada, atrativa, desejada e reconhecida”, afirma Álvaro Araújo.

A Eurocidade do Guadiana foi constituída no ano de 2013 e em 2018 obteve reconhecimento como Agrupamento Europeu, o que originou novas oportunidades para o conjunto do território que envolve os municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.  

O ato de transferência da Presidência foi precedido do hastear das bandeiras no âmbito do Dia da Europa, na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António.

Após a assembleia extraordinária foi entregue o prémio de Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade ao coletivo Poetas do Guadiana.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.