VRSA investe em eficiência hídrica e reduz perdas de água

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

O município de Vila Real de Santo António (VRSA) é um dos três concelhos algarvios a registar maior eficiência hídrica, com uma percentagem de água não faturada de 17,5% em 2023, de acordo com dados oficiais do regulador.

Desde 2019, a AdVRSA – Águas de Vila Real de Santo António, através de medidas que contribuem para o aumento da eficiência hídrica, reduziu mais de 10% as perdas de água no concelho.

“O trabalho de otimização e racionalização de consumos tem vindo a ser promovido desde sempre pela AdVRSA e pelo município, o que nos permitiu reduzir significativamente as perdas de água na rede num curto espaço de tempo. Por esta razão sabemos que atualmente a redução de consumos será mais desafiante do que em outros municípios do Algarve”, refere Gonçalo Pacheco, Diretor Geral da AdVRSA.

- Publicidade -

O responsável explica que de acordo com os dados dos consumos, divulgados recentemente, pode parecer que VRSA não progrediu tanto como os outros municípios. No entanto, esclarece: “Isso deve-se ao facto de não termos despertado para a importância da preservação do recurso água apenas nos últimos tempos, aquando das preocupações com a seca. O nosso trabalho começou assim que a AdVRSA iniciou a sua atividade”.

Neste sentido, a entidade tem vindo a realizar investimentos de melhoria operacional e de eficiência, tais como a criação de zonas de medição e controlo de caudal e pressão, campanhas ativas de deteção de perdas reais, (com mecanismo de procura ativa e permanente de fugas de água), substituição de contadores domésticos e não domésticos, colocação de contadores em todos os espaços verdes do município e a manutenção e selagem de marcos de incêndio.

Houve também o investimento num software de Gestão de Performance de Redes que visa a deteção e reparação célere de fugas, ou a implementação da telemetria doméstica.

Atualmente, decorre também a campanha ambiental com o tema “Imagine abrir a torneira e não ter água. Se não agirmos agora, esta será a realidade”, que visa promover o uso responsável da água na região.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.