VRSA: Passeio pedestre dá a conhecer o Algarve rural

ouvir notícia

.

O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela e a Câmara de Vila Real de Santo António promovem, no próximo domingo, dia 9 de outubro, às 9h30, um passeio pedestre de interpretação da paisagem, com um percurso pelos “muros, cercas, currais, palheiros, fornos e outras construções em pedra no Algarve rural”.

A iniciativa, que tem partida da aldeia de Santa Rita, será conduzida pelo arquiteto Miguel Reimão Costa.

“Para além das casas, dos montes, das aldeias, a paisagem do Algarve conserva uma série de outras construções que registam ainda a organização dos diversos usos do mundo rural, da proteção dos campos, do encerrar dos gados, do confinar das hortas no barranco, do debulhar dos cereais ou do arrecadar das forragens”, adiantam os promotores, frisando que, “com esta visita, procuraremos compreender alguns dos temas associados a estas estruturas construídas em pedra que se adensam em redor da habitação, reconfigurando assim, muitas vezes, as melhores terras que estes lugares oferecem”.

- Publicidade -

Miguel Reimão Costa é arquiteto, professor na Universidade do Algarve e investigador. Tem publicado sobre a arquitetura doméstica, os assentamentos rurais e a paisagem no Algarve, em Portugal e no Mediterrâneo Ocidental a partir do início do período moderno.

Este passeio terá início na aldeia de Santa Rita, mas compreenderá um percurso de carro (nas viaturas dos próprios participantes), até à zona de Curral de Boieiros e Carriços, já no vizinho concelho de Tavira (a cerca de 12 quilómetros de Santa Rita). Aí será feito um percurso a pé com cerca de três a quatro quilómetros.

As inscrições custam três euros e podem ser feitas no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na câmara municipal ou na antiga escola primária de Santa Rita.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.