VRSA recebe alunos Erasmus na Biblioteca Municipal

ouvir notícia

O Agrupamento de Escolas D. José I organizou, hoje, pelas 10h00, no auditório da Biblioteca Municipal Vicente Campinas de VRSA, a sessão de abertura solene da receção aos alunos Erasmus, com o apoio do município, onde o JA esteve presente.

Esta iniciativa irá decorrer entre os dias 8 e 12 de abril, na cidade vila realense, onde acontecerão várias atividades.

Durante a manhã, estiveram presentes cerca de 50 alunos portugueses e estrangeiros, que após a chegada dos oradores convidados, o diretor deste agrupamento, Eduardo Cunha e do presidente do município vila-realense, Álvaro Araújo, assistiram a um momento musical a cargo do guitarrista Tiago Lopes e da cantora Joana Lennon.

- Publicidade -
Tiago Lopes e Joana Lennon cantam para os alunos de Erasmus

Logo de seguida foi apresentado um vídeo promocional da autarquia, onde os alunos internacionais puderam descobrir imagens paisagísticas da cidade.

Eduardo Cunha salienta que esta iniciativa tem como intuito “promover a inclusão, a diversidade, a tolerância e a participação democrática” e reforçar competências linguisticas e digitais, entre alunos. Mas também realça o desenvolvimento profissional dos professores, através de métodos pedagógicos inovadores.

Eduardo Cunha, diretor do agrupamento de escolas D. José I

As atividades que irão decorrer tem como objetivo “reforçar a nossa capacidade para realização de projetos de mobilidade e desenvolver a estratégia de internacionalização”, reforça o diretor do agrupamento.

Álvaro Araújo enfatizou que esta é uma cidade que conjuga praia, serra, campo e património, tendo como atividades principais: o turismo, a agricultura e a pesca artesanal. Realçou ainda que esta cidade acolhe muitos turistas e alunos de várias nacionalidades e desportistas de todo o mundo.

O presidente do município concluiu o seu discurso dizendo,”espero que gostem e desfrutem e que digam, quando forem para os vossos países, que conheceram um cantinho de Portugal e que levem uma imagem de uma terra acolhedora e que gosta de ser simpática”.

Álvaro Araújo, presidente da câmara municipal de VRSA

Como forma de incluir todos os presentes, os discursos foram sendo traduzidos por duas professoras deste agrupamento.

Este agrupamento de escolas passou a “Escola Acreditada Erasmus+” no ano de 2022, um reconhecimento válido até ao final do ano de 2027 e que permite que durante esta semana possam acolher escolas parceiras: European Internacional School of Barcelona de Espanha, Mittelshule Holderhecke Bergrheinfeld da Alemanha e Istituto Comprensivo Ettore Sacconi de Itália.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.