Agência de Promoção de Albufeira assinala 20 anos

ouvir notícia

As duas décadas da APAL – Agência de Promoção de Albufeira foram assinaladas na sexta-feira, 19 de abril, com um programa intenso, no Nau Salgados Palace, em Albufeira.

Um dos pontos altos foi a conferência “Caminhos para o Turismo”, que abriu com intervenções de Desidério Silva, presidente da direção da APAL, e do recém-nomeado Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. 

Na ocasião, Desidério Silva apelou ao trabalho conjunto com o município e ao empenho dos associados para “fortalecer a marca Albufeira”. O presidente da direção afirmou que a APAL é e será sempre um parceiro do município, reiterando que esta “não é apenas uma associação de promoção turística, mas também um elo com o tecido empresarial, especialmente o da hotelaria e similares”.

- Publicidade -

Dirigindo-se ao Secretário de Estado do Turismo, Desidério Silva desafiou o governo a dar prioridade a diversos investimentos para a região algarvia, para acompanhar os esforços do setor privado. Entre os investimentos elencados, destaque, por exemplo, para a melhoria da rede de transportes; das infraestruturas viárias; da gestão da água na região; construção de um novo hospital central; modernização da linha férrea ou a requalificação total da EN 125.

“É importante olhar e dar valor a esta região de uma vez por todas”, defendeu, pedindo a Pedro Machado que “sensibilize o atual governo a colocar o Algarve no lugar que merece em termos de investimento público, de valorização do território, de sustentabilidade ambiental e económica”.

Desidério Silva mencionou a crescente importância dos associados da APAL, que já são perto de 250, sublinhando que o futuro do destino depende de um esforço coletivo.

Desidério Silva interviu nas comemorações da APAL

“O destino e a marca Albufeira só serão valorizados se todos trabalharmos no mesmo sentido. Todos os mercados, bem como os nossos concorrentes, vão estar atentos àquilo que nós fizermos. Não podemos falhar. O futuro de Albufeira também está nas vossas mãos e não apenas nas mãos da câmara e de outras entidades”.

Também Pedro Machado considera que o sucesso do setor turístico em Portugal depende de uma colaboração entre governo, setor privado e universidades. Naquela que foi a sua segunda deslocação ao Algarve, o novo Secretário de Estado do Turismo reconheceu que “os desafios do setor são imensos e as oportunidades também”, tendo revelado algumas das metas do novo governo. 

A conferência ‘Caminhos para o Turismo’ incluiu dois painéis de especialistas, os quais refletiram sobre algumas temáticas relacionadas com o setor. 

José Carlos Rolo, presidente da CMAlbufeira, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, Desidério Silva, presidente da direção da APAL e André Gomes, presidente da Região do Turismo do Algarve estiveram presentes no aniversário da APAL

Para falar sobre ‘Novas Formas de Promoção Turística’, foram convidados António Jorge Costa, CEO do IPDT Turismo, e Carlos Coelho, presidente do Ivity Brand Group.

O tema ‘O Futuro do Turismo: Oportunidades e Ameaças’ foi abordado por Luís Serra Coelho, professor associado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, e por João Luís Duque, professor catedrático no ISEG – Universidade Técnica de Lisboa.

Para o presidente da Região do Turismo do Algarve, André Gomes, “é fundamental haver uma boa articulação entre as várias entidades públicas, associativas e privadas para a valorização do setor, de forma a que todos, em conjunto, possam atuar na maximização dos recursos em prol da região”.

À conferência ‘Caminhos para o Turismo’ seguiu-se um jantar, durante o qual foram homenageadas as pessoas que estiveram na constituição da APAL, designadamente: Desidério Silva; José Carlos Rolo; Helder Martins; José Carlos Leandro; Vítor Vieira; Lina Bazelga; Carla Ponte; Cristina Miguel; Arlindo Simões Ferreira; José Santos; Rui Justo; Carlos Santos e Helena Simões. Em simultâneo, foi destacado o trabalho efetuado por Dora Coelho e Luís Pereira, antigos coordenadores gerais da APAL, bem como Joana Machado, que desempenha atualmente essa função. 

Foi, ainda, reconhecido o papel desempenhado por Carlos Silva e Sousa, na defesa desta instituição, através do patrocínio de uma bolsa de estudo com o seu nome. Esta bolsa será atribuída para o período 2024/2027 a um aluno ou aluna da Licenciatura em Turismo, da Universidade do Algarve, contemplando o pagamento das propinas dos três anos do curso. 

A noite terminou em festa com um momento de humor protagonizado por Eduardo Madeira.  

O programa comemorativo do 20.º aniversário da APAL teve início com uma mostra de associados, na qual participaram diversas empresas e entidades dos mais variados setores. 

Com esta mostra, a APAL pretendeu criar uma oportunidade para que os seus associados pudessem expor os seus produtos e serviços, bem como desenvolver sinergias. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.