250 crianças e jovens participam nas Férias Ativas de Castro Marim

ouvir notícia

.

Iniciativa resolve o problema dos tempos livres durante as férias escolares

.

Há quatro anos que a ocupação dos tempos livres das crianças durante as férias de Verão deixou de representar uma preocupação para os pais no concelho de Castro Marim. E este ano não vai ser exceção.

- Publicidade -

Desde a semana passada e até ao dia 10 de setembro, decorre a quarta edição das Férias Ativa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio da empresa municipal NovBaesuris, destinada aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do concelho.

O projeto envolve cerca de 250 alunos e tem como premissas a sua ocupação saudável durante a interrupção letiva de Verão e o seu desenvolvimento cultural, social e pessoal. Este ano, as novidades no que respeita às atividades são a patinagem, a dança, a equitação e a cerâmica.

No Pavilhão Municipal, as crianças vão ter aulas de patinagem, que visam melhorar a sua função cardiorrespiratória, aumentar a resistência muscular, desenvolvendo a agilidade, o equilíbrio, a capacidade de reação e a coordenação.

A dança é outra das novas atividades a ser ministrada. A autarquia justifica a introdução desta atividade pela importância que desempenha na educação motora, consciente e global, bem como devido à sua “ação pedagógica e psicológica, que busca normalizar e melhorar o comportamento da criança, com benefícios ao nível físico, emocional, social e intelectual”.

Também a equitação é uma das áreas que a equipa das Férias Ativas está interessada em prosseguir e aperfeiçoar, porque “melhora o equilíbrio e a postura, estimula as funções tátil, visual, auditiva e olfativa e desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, o que permite aumentar o bom funcionamento dos órgãos interno”, explicam os responsáveis.

Outra das disciplinas a que as Férias Ativas dão particular importância é o teatro, na medida em que auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo, havendo, por isso, a realização de workshops, no auditório da Biblioteca Municipal.

Os jovens e crianças, entre os 6 e os 15 anos, vão ainda participar em ateliês de cerâmica e cozinha, cuja finalidade é ensina-los a descobrir e a conhecer a arte e perceber a importância de uma alimentação saudável.

“Atendendo ao facto da aprendizagem da música desempenhar uma forte influência na formação das crianças, sendo uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal, terão lugar aulas de piano, acompanhadas pelo ensino da expressão musical”, acrescentam os mesmos responsáveis.

Estão ainda previstas visitas semanais ao Centro de Ciência Viva de Tavira, à Quinta do Vale, para aulas de golf e canoagem, bem como a realização de jogos desportivos, idas à praia, natação e hidroginástica na Piscina Municipal.

Mas há mais novidades nesta quarta edição das Férias Ativas. Os participantes do 2.º ciclo terão um ateliê de arqueologia, ações de sensibilização sobre questões da saúde (em colaboração com o ACES Sotavento) e da segurança (com a colaboração da GNR).

Para a Câmara Municipal de Castro Marim, o projeto Férias Ativas tem por finalidade “assegurar às crianças e jovens vivências diversificadas e enriquecedoras para as suas aprendizagens que lhes possam abrir novos horizontes num futuro desafiante e de grandes exigências”.

É, ainda, de salientar a importância deste programa para os pais e encarregados de educação que, durante este período, não possuem forma de assegurar a ocupação dos tempos livres dos seus educandos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.