A Águas do Algarve está a recrutar um Técnico Operativo de Operação para a Estação de Tratamento de Águas de Tavira, anunciou a empresa.
A pessoa que será recrutada terá de executar as tarefas de inspeção, operação e conservação dos sistemas de captação, tratamento e adução e distribuição de água.
Os candidatos devem ter a escolaridade mínima obrigatória, experiência em operação de sistema de abastecimento de água, noções de mecânica, eletricidade, sistemas informáticos, segurança, saúde no trabalho e de qualidade ambiental.
Quem for recrutado terá de ter capacidade para trabalhar em equipa, estabelecer relações interpessoais e de comunicação, disponibilidade para trabalhar por turnos rotativos, prevenção domiciliária, pontualidade e assiduidade, além de carta de condução de viaturas ligeiras.
Os candidatos selecionados serão contactados para a realização de uma entrevista individual, após o envio da candidatura para o e-mail [email protected], com a referência “Técnico/a Operativo/a de Operação (M/F) 10/2022 – Águas do Algarve, SA.”, até 7 de novembro.
Entre as responsabilidades, a pessoa recrutada terá de:
– Verificar o adequado estado de funcionamento dos equipamentos dos sistemas de tratamento e adução, efetuando as deslocações consideradas necessárias, alertando e agindo perante a deteção de eventuais anomalias;
– Monitorizar, controlar e acompanhar através do Centro de Comando, os processos de tratamento, os consumos, os níveis nos reservatórios e a qualidade da água, de forma a contribuir para a correta captação, tratamento e distribuição da água;
– Realizar as manobras de equipamentos e ações de controlo inerentes aos sistemas, de acordo com os documentos do sistema vigentes, de forma a assegurar o correto funcionamento dos processos de captação, tratamento e adução, alertando e agindo perante anomalias;
– Efetuar a receção e passagem de turno na sala de comando de forma a garantir a correta troca de informação, comunicando e registando no suporte previsto todas e quaisquer informações relevantes e extraordinárias para a funcionalidade adequada das instalações e equipamentos;
– Controlar qualquer descarga de reagente nos sistemas de tratamento e adução, contribuindo para a adequada gestão do stock de reagentes;
– Efetuar as leituras mensais nos pontos do sistema de adução para posterior faturação aos utilizadores, quando solicitado superiormente;
– Realizar rondas aos sistemas de acordo com o planeamento previsto, identificando eventuais anomalias verificadas e não previstas na ronda.
– Operar e acompanhar o funcionamento geral das instalações, a partir da sala de supervisão e do terreno, com base nas informações obtidas no sistema de telegestão, pela observação direta e pelas informações recolhidas de outros operadores e de acordo com as orientações superiores, procedimentos técnicos e responsabilidades delegadas;
– Apoiar as atividades de manutenção eletromecânica e efetuar pequenos trabalhos de inspeção e reparação de equipamentos e instalações;
– Colaborar e realizar as ações de limpeza industrial sempre que solicitado superiormente;
– Apoiar as atividades da rede de distribuição e monitorização de acordo com as orientações superiores;
– Detetar e reportar superiormente anomalias no funcionamento dos equipamentos facilitando e promovendo a sua correção atempada;
– Lançar e manter atualizados todos os registos de informação operacional aplicáveis e em vigor;
– Cumprir todas as atividades relacionadas com a execução das políticas e regras do S.E. designadamente as que dizem respeito à Higiene e Segurança no Trabalho;
– Condução de viaturas ligeiras ou de outro tipo, tais como automóveis ou empilhadores, necessárias às deslocações em serviço e á realização das atividades inerentes à função.