Albufeira corta na iluminação para reduzir fatura da luz

ouvir notícia

.

Sem dinheiro nos cofres e obrigadas a baixar as despesas, as câmaras municipais de todo o país estão empenhadas em cortar na fatura da eletricidade. Em Albufeira, o município aposta na redução dos consumos energéticos na iluminação pública através de um programa de racionalização que integra dez fases, prevendo-se que a quinta fase arranque este mês

A Câmara Municipal de Albufeira está a desenvolver um conjunto de medidas destinadas a cumprir o Programa de Eficiência Energética da Administração Pública, cuja meta passa por alcançar um aumento da eficiência energética na ordem dos 20 por cento até 2020.

Para o efeito, a autarquia nomeou uma equipa pluridisciplinar (“Equipa Municipal de Energia”), composta por trabalhadores de diferentes unidades que, sob a coordenação de um técnico designado “gestor de energia”, estão desde o início do ano a fazer um trabalho de diagnóstico e monitorização dos equipamentos.

- Publicidade -

“O projeto engloba grandes áreas de intervenção, nomeadamente a iluminação pública, manutenção elétrica e comportamento térmico dos edifícios e equipamentos municipais e recintos escolares”, adianta a autarquia em comunicado.

No que diz respeito à iluminação pública, a Câmara de Albufeira salienta que está em prática o programa de racionalização de consumos energéticos, “a decorrer desde 2011, e que consiste em desligar focos de iluminação em várias zonas do concelho, de forma alternada e em áreas de menor circulação noturna, optando preferencialmente pela periferia das freguesias”.

Outra opção, em determinadas zonas do município, tem passado por ligar mais tarde a iluminação e desligar mais cedo, 30 minutos, “no total de uma hora a menos de funcionamento por dia e por foco”.

Com a aplicação destas medidas, a autarquia realça que conseguiu, em pouco mais de um ano, “uma poupança global nos gastos de iluminação pública de aproximadamente 100 mil euros”.

Medidas simples e eficazes

Carlos Quintino, vereador com o pelouro da iluminação pública, refere que “através de um programa estruturado e bem planeado composto por medidas simples e eficazes, o município de Albufeira conseguiu ao longo do ano transato reduzir significativamente a sua fatura de energia, fê-lo de forma faseada e sem nunca comprometer a segurança na circulação rodoviária e pedonal”.

O autarca refere ainda que este programa arranca agora no início de 2013, para a sua quinta fase, e tem por objetivo “atingir este ano 10 por cento de poupança energética em relação ao valor de referência desde o início do mesmo”.

Refira-se que, até ao final do ano, o autarca conta, ainda, introduzir a tecnologia led na iluminação pública do concelho, o que permitirá uma maior poupança e eficiência energética.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.