Albufeira reserva 100 mil euros para projetos da população

ouvir notícia

A Câmara de Albufeira está a pedir aos munícipes que escolham projetos para serem executados em 2016

Os 100 mil euros do orçamento participativo de Albufeira para 2016 vão ser aplicados na promoção da “qualidade de vida”. Nas próximas semanas, os cidadãos podem apresentar e selecionar projetos de investimento, sendo que a autarquia promete concretizar no próximo ano a proposta mais votada pelos munícipes

 

O segundo orçamento participativo do município de Albufeira arrancou este mês, com a recolha de propostas em sessões públicas de participação, a realizar em todas as freguesias do concelho.

- Publicidade -

As primeiras sessões pública de participação decorreram na escola da Guia (dia 6 de abril) e na escola secundária de Albufeira (9 de abril). Seguem-se as reuniões no salão da junta de freguesia de Paderne (11 de abril – 17h00), na escola EB 2,3 de Ferreiras (13 de abril – 20h30) e na escola EB 1 de Olhos de Água (16 de abril – 20h30).

Face ao sucesso da primeira edição, a autarquia decidiu aumentar a verba do orçamento participativo de 60 mil para 100 mil euros, dando como mote para o próximo ano a “qualidade de vida”.

A autarquia recorda que o orçamento participativo de 2015 contou com uma forte adesão da comunidade (2284 votos), que elegeu como vencedor o projeto “Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira”, com 34 por cento de votos e uma verba total de 60 mil euros.

O centro, que já está em execução, vai localizar-se em Vale Pedras, num terreno da autarquia, e vai beneficiar os animais do concelho, nomeadamente cães e gatos, prestando serviços de treino, identificação, assistência, controle de reprodução, vigilância, entre outros.

Munícipes têm uma palavra a dizer na gestão autárquica

Desta forma, a autarquia convida toda a população de Albufeira a participar no orçamento participativo para 2016, pedindo aos munícipes para apresentarem as suas propostas nas várias sessões que vão decorrer ao longo deste mês de abril.

“O objetivo destas sessões passa por promover a apresentação de propostas de investimento, destinadas a favorecer a definição coletiva de prioridades, através do debate a implementar entre todos os participantes”, adianta o município.

Mais tarde, esses projetos serão votados pelos próprios cidadãos, sendo que o que obtiver mais votos será executado pela Câmara de Albufeira no próximo ano. “No final pretende-se que haja consenso para eleger as propostas que apresentem melhores condições para prosseguir para a fase de análise técnica”, realça a autarquia.

O executivo liderado pelo presidente social-democrata Carlos Silva e Sousa pretende com este instrumento “permitir que os munícipes possam dar o seu contributo” na gestão autárquica, que atravessa um período difícil, devido às dificuldades financeiras sentidas pela maioria das câmara municipais do país.

Este orçamento participativo está aberto a “cidadãos a partir dos 18 anos, que se relacionem com o município, sejam residentes, estudantes ou trabalhadores”.

“Trata-se de um processo de gestão partilhada entre o município e a população que visa promover uma gestão de proximidade entre decisores e cidadãos, aumentando a transparência e o reforço dos mecanismos de corresponsabilização”, frisa a autarquia, numa nota de imprensa.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.