Alcoutim apresentou saldo positivo de mais de 2 milhões de euros

ouvir notícia

Vista de Alcoutim desde a localidade espanhola de Sanlúcar do Guadiana

O Município de Alcoutim transitou mais um ano com estabilidade financeira, apresentando um saldo positivo de mais de 2 milhões de euros. A Prestação de Contas e Relatório de Gestão da Câmara Municipal de Alcoutim, referentes ao ano de 2012, foram aprovados recentemente em assembleia municipal.

“Este foi um ano difícil, face à situação que o país atravessa, devido à quebra das receitas provenientes do Estado e à diminuição de possibilidades de financiamento comunitário”, explicou o vice-presidente da autarquia, José Carlos Pereira, na reunião de assembleia, em que estiveram presentes 19 vogais, sendo o documento aprovado sem votos contra.

No ano de 2012, a autarquia de Alcoutim registou um saldo final positivo de 2.168.769,00 euros, o que levou à transição do ano sem dívidas, com todas as faturas liquidadas a credores.

- Publicidade -

Com um investimento per capita de 1.062,79 euros, o Município de Alcoutim “não comprometeu o seu futuro, mantendo a sua política equilíbrio, prudência, rigor e controle nos gastos, respeitando os alcoutenejos de ontem, de hoje e de amanhã”, frisou o vice-presidente da autarquia.

Governo já elogiou gestão autárquica alcouteneja

No passado mês de setembro, aquando a sua visita a Alcoutim, o ministro da Administração Interna chegou a tecer largos elogios àquela autarquia, classificando-a como “absolutamente exemplar” no domínio da gestão dos dinheiros públicos.

“Este sentido da proporção, da responsabilidade de não fazermos o que não podemos pagar e de não empurrarmos para amanhã aquilo que será a dívida dos nossos filhos e dos nosso netos, é que faz um país equilibrado, responsável, com sentido de respeito pelos cidadãos e pelos seus impostos”, afirmou Miguel Macedo, na altura, durante as cerimonias do Dia do Município de Alcoutim.

No mesmo sentido, Miguel Macedo considerou que o exemplo de Alcoutim “deve fazer parar e deve fazer pensar as pessoas sobre o percurso que tivemos nos últimos anos”.

Para o governante, o trabalho desenvolvido em Alcoutim tem ainda mais mérito uma vez que foi levado a cabo por uma autarquia que luta contra as dificuldades que são comuns a todo o interior do país: o despovoamento e a incapacidade de criar motivações e condições para que as populações se possam fixar.

“Mas nem por isso se perdeu o norte e o sentido das proporções. Quero sublinhar esta sua lição e este seu exemplo que é, no fundo, o exemplo das gentes de Alcoutim, que nunca perderam essa noção de responsabilidade e nunca caíram na tentação de dar um passo mais largo do que a perna”, frisou Miguel Macedo, dirigindo-se ao edil Francisco Amaral.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.