Alcoutim: Gastronomia da serra e do rio para saborear até ao final do mês

ouvir notícia

Os restaurantes do concelho de Alcoutim recebem nos fins de semana de novembro o III Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio – Sabores de Outono” convidando todos os visitantes a descobrir os aromas e sabores inconfundíveis daquele município e a autenticidade da sua gastronomia.

Este festival insere-se numa estratégia global da câmara municipal para fortalecer a promoção turística da região e que o presidente da autarquia, Osvaldo dos Santos Gonçalves, pretende que “promova a sua identidade, a sua cultura, a gastronomia do nosso concelho” de forma a contribuir para a economia local.

A câmara municipal quer surpreender os visitantes não só pela qualidade dos sabores ímpares da gastronomia local, mas também pelo património natural, histórico e cultural do município.

- Publicidade -

A gastronomia alcouteneja é rica e diversificada, mas simples, com as bases na famosa dieta mediterrânica, tendo a proximidade do rio Guadiana, a riqueza cinegética e a agricultura, praticadas no concelho de Alcoutim refletidas na sua gastronomia.

Dependendo da época do ano a refeição pode ser mais ou menos ligeira, apresentando diversas propostas, entre as quais os cozidos à montanheiro ou de grão, ou jantares de grão ou de feijão, açordas, ensopados, migas ou pratos tão simples como os arjamolhos, as sopas de tomate e os gaspachos.

Os pratos de caça são distintos e muito apreciados: lebre, javali, o coelho, a perdiz, entre outros, são protagonistas da boa mesa alcouteneja durante a época de Outono e Inverno.

Nas zonas mais próximas do rio Guadiana o destaque vai parea os peixes: a lampreia, a enguia frita ou em ensopado, o barbo e o muge em caldeiradas e as ovas de saboga fritas ou em salada.

A elaboração dos pratos é normalmente complementada com produtos da horta (frutas, legumes e hortaliças), e pelas e ervas aromáticas como orégãos, poejos, coentros, salsa, hortelã. Grãos, feijões, favas e ervilhas são igualmente muito utilizados.

Os doces são reis em Alcoutim, com bolos de massa de pão, de alfarroba, de figo, de laranja, de amêndoa, os nógados, filhós, folares e azevias, entre outros.

A complementar a oferta de produtos disponíveis da região destacam-se as aguardentes de figo e de medronho, o figo-da-índia e o mel.

Como reconhecimento da potencialidade da sua gastronomia o município de Alcoutim esta a promover o processo de certificação “Portugal Tradicional” referente ao “Nogado e Filhoses de Alcoutim” pretendendo incrementar a competitividade deste território, através da valorização dos seus recursos endógenos.

Por mais um ano, o Festival “Sabores da Serra ao Rio” – Sabores de Outono estará em destaque na IX Feira da Perdiz, em Martim Longo, no dia 12 de novembro, onde será apresentado pelas 18h00 o prato do “Festival Sabores da Serra ao Rio, Sabores de Outono”, a cargo da Chefe de Cozinha Milene Nobre, seguido do lançamento do livro “Modernidade e Tradição” do Chefe Vítor Ramos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.