Algarve com maior número de crianças vítimas de crime e violência em 2022

Uma das razões se relaciona provavelmente com o facto de ser uma região onde há sazonalidade

ouvir notícia

Faro é o distrito de Portugal com maior prevalência de crianças e jovens vítimas de crime e violência em 2022, com 674 casos, seguido de Lisboa e de Braga revelou a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

O estudo “Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência – Estatísticas 2022” realizado pela APAV, mostra que Faro registou 674 casos de crianças e jovens vítimas de crime e ou violência (26% do total registado pela APAV), Lisboa registou 392 casos (15,1%) e Braga 288 (11,1%).

A assessora técnica da direção da APAV, Carla Ferreira, disse que uma das razões se relaciona provavelmente com o facto de ser uma região onde há sazonalidade e muitas pessoas a transitar. A outra razão possível pode estar relacionada com a oferta que a APAV dá na região algarvia.

- Publicidade -

No caso de Faro “há menos entidades de apoio e, portanto, acabam por eventualmente ser canalizados mais pedidos de ajuda para os nossos serviços de apoio. (…) Mas também podemos estar a falar aqui de muitas situações, por exemplo, sazonais, de pessoas que vêm cá transitoriamente, há uma situação de violência e acabam também a entrar por aqui. Portanto, esta maior concentração de respostas da APAV também tende a dar expressão ao próprio distrito”, considerou Carla Ferreira.

Nos casos dos distritos de Lisboa e Braga predomina a “dimensão populacional. Maior população, maior possibilidade de haver mais situações”, acrescentou a especialista.

A APAV destacou ainda o distrito do Porto, que aparece em quarto lugar entre os distritos com mais crianças e jovens vítimas apoiadas pela APAV em 2022, e que totalizou 245 casos (9,4% do total).

O número de crianças e jovens vítimas de crime e violência apoiadas em 2022 pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) foi de 2.295, um aumento de 32% face ao ano anterior.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.