Algarve integra projeto europeu da rede de escolas participativas

ouvir notícia

.

A Cooperativa Ecos esteve reunida na última semana e durante quatro dias com os parceiros europeus do projeto “Network of Democratic Citizenship Schools”, na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro, que é a escola parceira em Portugal.

Com a duração de dois anos, o projeto tem o objetivo principal de criar um referencial de qualidade e uma rede europeia de escolas que formem cidadãos cada vez mais ativos e participativos. A refeida reunião contou, ainda, contou com a presença de representantes da Eslovénia e da Polónia, países parceiros do projeto. Nesta fase, são quatro as escolas parceiras do projeto mas os intervenientes esperam que a rede continue a crescer.

Criando um modelo e planos estratégicos para cada escola, o objetivo é conseguir envolver os estudantes, corpo docente e não-docente, pais e a comunidade geral, na definição de políticas que promovam uma escola mais inclusiva, participativa e integrada.

- Publicidade -

Entre as várias atividades previstas está a criação de uma escala de referência para as escolas europeias que lhes permita analisar o nível de participação e cidadania da comunidade escolar, bem como uma conferência europeia sobre modelos de escolas participativas.

A ECOS – Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento é uma organização registada em janeiro de 2010, constituída com o propósito de responder a dois grandes desafios. Um deles é contribuir para a promoção, reconhecimento e valorização da educação não formal enquanto metodologia de desenvolvimento humano e transformação social, em complementaridade com a educação formal e informal. O segundo é contribuir para a integração social e reforço da coesão social, assumindo-se como agente de desenvolvimento comunitário.

Aquela cooperativa apresenta uma diversidade alargada de serviços, entre os ramos de consultoria, investigação e formação. Tendo a sua prática centrada na conceptualização, desenvolvimento e implementação de projetos socioculturais, ambientais e educativos, nas suas mais variadas formas e envolvendo os mais variados atores (profissionais e voluntários, investigadores, entidades, autarquias entre outros) ligados ao trabalho com crianças, jovens e adultos, a nível local, nacional e internacional.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.