Algarve terá novo polo dedicado às soluções energéticas ‘verdes’

Do polo tecnológico farão parte laboratórios e centros de ensaios com 1.818 m2

ouvir notícia

A apresentação do novo polo tecnológico dedicado às energias renováveis no setor dos Transportes, Mobilidade e Soluções Energéticas, está marcado para dia 26 de agosto, sexta-feira, no Autódromo Internacional do Algarve (Portimão).

Configuram objetivos do projeto, o desenvolvimento de um parque tecnológico dedicado à investigação, desenvolvimento e implementação de soluções energéticas à base de hidrogénio verde e de combustíveis sintéticos.

Trata-se de um projeto com a assinatura da Associação Parque Tecnológico do Algarve, associação de direito privado, constituída pela Universidade do Algarve e pela Parkalgar, S.A., uma infraestrutura tecnológica para desenvolver a investigação, pesquisa, desenvolvimento e implementação de soluções energéticas, aplicáveis aos transportes e à mobilidade, acelerando a transição climática.

- Publicidade -

O projeto apresentado pelo CELERATOR – Associação Parque Tecnológico do Algarve visa a dinamização de um novo Polo Tecnológico, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, dedicado às Energias Renováveis, denominado Polo Tecnológico no setor dos Transportes, Mobilidade e Soluções Energéticas.

A CELERATOR assume como objeto social “a promoção da investigação e da inovação regional dando relevo à valorização do território e das infraestruturas, valorização económica e a operacionalização da transferência de conhecimento científico e tecnológico, otimização e o desenvolvimento de soluções aptas a dar respostas inovadoras no âmbito do setor dos Transportes, da Mobilidade e das Soluções Energéticas”.

Do polo tecnológico farão parte laboratórios e centros de ensaios com 1.818 m2. Será também possível, segundo informação divulgada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a disponibilização de instalações de bancos de ensaio para motores de combustão interna com e sem sistemas híbridos de energia acoplados; a instalação de módulos para investigação de processo de criação e implementação de pilhas de combustível em meios de transporte convencionais; a criação de unidades para investigação, desenvolvimento e instalação de unidades para a reciclagem; a instalação de uma unidade de investigação e desenvolvimento, com componente de comparação com unidade convencional, para motores térmicos Otto, usando combustíveis sintéticos, para usos diversificados.

A génese da criação desta infraestrutura tecnológica passa pela criação de soluções tecnológicas que serão desenvolvidas e colocadas no mercado, contribuindo para cumprir os compromissos de neutralidade carbónica assumidos por Portugal e pela União Europeia.

Como meta foi prevista a instalação de cinco empresas de setores de alta e média-alta tecnologia e em serviços intensivos em conhecimento, instaladas na infraestrutura em 2024.

O investimento elegível associado para o projeto é de 7.278.900,00 euros, que conta com um apoio FEDER de 4 000 000,00 euros, o que corresponde a uma taxa de cofinanciamento de 55%.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.