Aliança Ibérica apela à melhoria das ligações ferroviárias entre os dois países

A Aliança Ibérica defende para o horizonte 2030 soluções que permitam fazer a ligação entre o sul de Portugal, através de Faro, e Sevilha

ouvir notícia

A Aliança Ibérica pela Ferrovia, que integra 20 organizações portuguesas e espanholas, apelou hoje aos governos dos dois países a melhoria das ligações ferroviárias, com propostas a implementar já no próximo ano e outras até 2030.

O apelo surge na véspera da cimeira luso-espanhola e numa altura em que as associações consideram que as ligações ferroviárias existentes atualmente entre Portugal e Espanha “são das piores das últimas décadas”.

“Num contexto de emergência climática e com o nível de compromisso na Europa para aumentar o modo ferroviário de transporte, não se justifica a situação atual entre dois estados tão próximos e com uma rede compatível”, escreve em comunicado a aliança constituída por 20 organizações sociais, sindicais e ambientalistas.

- Publicidade -

Recordando o cancelamento de serviços noturnos que faziam a ligação de Portugal a Espanha e França em 2020, que não foram entretanto retomadas, a Aliança Ibérica afirma que, atualmente, existem apenas duas ligações internacionais ferroviárias: entre Porto e Vigo, e entre Entroncamento e Badajoz.

A retoma das ligações noturnas canceladas (de Lisboa e Madrid e Hendaia, França) é precisamente uma das medidas a curto prazo defendidas.

As associações pretendem também que até ao próximo ano seja prolongado até Lisboa o intercidades que liga atualmente Madrid a Badajoz e que o comboio regional Entroncamento – Badajoz seja substituído por uma solução desde a capital portuguesa.

Para a atual ligação entre Porto e Vigo, defendem o aumento da frequência, com um novo serviço a meio do dia nos dois sentidos, bem como o alargamento dos serviços entre Guarda e Vilar Formoso até à cidade espanhola de Salamanca.

Além de medidas a curto prazo, a Aliança Ibérica sugere ainda que até 2027 sejam criadas ligações de Lisboa a Madrid, Barcelona e Corunha, e do Porto a Madrid, defendendo para o horizonte 2030 soluções que permitam fazer a ligação entre o sul de Portugal, através de Faro, e Sevilha, e entre a linha do Douro e Salamanca.

A cimeira luso-espanhola, dedicada à inovação, realiza-se sexta-feira em Braga e Viana do Castelo, presidida pelo primeiro-ministro António Costa e pelo presidente espanhol, Pedro Sánchez.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.