“Allgarve 2011” dá música aos britânicos

ouvir notícia

O próximo sábado marca o arranque do programa “Allgarve 2011”, que este ano será dedicado ao Reino Unido. O objetivo é cativar os súbditos de sua majestade, que durante as últimas décadas têm feito do Algarve o seu destino de eleição, embora nos últimos anos se registem quebras importantes. Segundo apurou o JA, apesar do orçamento mais reduzido, a programação do “Allgarve 2011” vai seguir a receita de sucesso do ano passado, com espetáculos de vários estilos musicais, exposições de arte e eventos desportivos.

 

O início oficial do programa de eventos “Allgarve” está marcado para o próximo dia 5 de março, em Faro, onde será revelado o grosso da programação deste ano.

- Publicidade -

A apresentação do cartaz será feita na Escola de Hotelaria de Faro, às 19h45, antecedendo o primeiro espetáculo de 2011, marcado para as 22h00, no Teatro das Figuras.

Em palco, vão estar os músicos da Orquestra do Algarve, liderados pelo maestro Osvaldo Ferreira, que vão interpretar e partilhar temas com Joana Amendoeira, Mafalda Arnauth, António Zambujo, Viviane e Rui Veloso.

Apesar de a organização adiantar que poderá haver ainda lugar a algumas surpresas na programação, o JA já sabe que o programa deste ano vai privilegiar o principal mercado emissor de turistas para o Algarve, que é o britânico. Para os anos seguintes, será escolhidos outros mercados emissores.

Assim, o programa “Allgarve” passa a chamar-se “Allgarve Nation”, sendo que em 2011 aposta “em agentes e produtores britânicos que tragam consigo o público do maior mercado emissor para a região”, destacou o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, na BTL de Lisboa, que decorreu entre 24 e 27 de fevereiro.

As primeiras confirmações de peso

Apesar de o cartaz ainda não estar completamente fechado, o coordenador do programa, Augusto Miranda, revelou que um dos pontos altos desta edição será um espetáculo único para celebrar Andrew Lloyd Webber, o Fantasma da Ópera.

A protagonista deste musical é Sofia Escobar, que estreou a mesma peça em Londres e fez um enorme sucesso por terras de sua majestade.

Outro nome sonante que já está confirmado no “Allgarve Nations” é a Duk Ellington Orchestra. As sonoridades do grupo nova-iorquino oscilam entre o clássico e o jazz do trompete, trombone, saxofone e da percussão. Paul Ellington, neto da lenda do jazz, é o diretor musical e maestro desta orquestra de 15 elementos que vai atuar, no dia 14 de abril, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO).

Na área do pop, Augusto Miranda revelou que o cartaz inclui nomes como o da portuguesa Aurea (23 de abril) e dos ingleses Morcheeba (em junho). Ambos os espetáculos vão decorrer no palco do Pavilhão do Arade, em Lagoa.

No que diz respeito à arte, o coordenador do programa adiantou que se mantém a exposição “Dez Monumentais Esculturas Britânicas” no Cerro da Vila, em Vilamoura. A mostra, que está instalada no campo arqueológico romano até 10 de setembro, revela dez gigantes e belas peças da coleção Berardo para apreciar.

13.500 espetadores em 2010

“2010 foi um sucesso que esperamos repetir nesta edição”, salientou Augusto Miranda, frisando que no ano passado os eventos “Allgarve” tiveram mais de 13.500 espetadores, divididos por dezenas de espetáculos de música, arte, cultura e desportivos.

E 2011 vai seguir a receita do êxito alcançado na edição anterior, com uma aposta forte na música clássica, pop, worldmusic, arte contemporânea, novo circo e artes de rua, desporto e gastronomia.
“Temos menos dinheiro no orçamento devido à crise, mas pretendemos garantir a mesma qualidade dos eventos”, conclui o coordenador do “Allgarve Nations”.

O presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, realçou a aposta no mercado britânico e lançou perspetivas otimistas para este ano.

Depois de ter feito um balanço positivo de 2010, “com 13,2 milhões de dormidas, o que representa mais 2,6 por cento em relação ao ano anterior”, o líder do Turismo do Algarve adiantou que “a região poderá vir a ter um bom ano turístico”. E este programa de eventos direcionado especialmente para o principal mercado emissor de turistas para o Algarve deverá ajudar nesse sentido.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
(em Lisboa)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.