Alvos portugueses na lista de Breivik

ouvir notícia

O norueguês Anders Behring Breivik, que assumiu a responsabilidade dos atentados que provocaram 93 mortos na sexta-feira, vai comparecer hoje numa audiência pública, na qual será julgado.

Segundo informações vindas a público esta segunda-feira, na lista de eventuais alvos de ataques de Anders Breivik consta o reator nuclear experimental na Bobadela e as refinarias da Galp no Porto e em Sines. O português Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, também estará referenciado nos documentos encontrados pelas autoridades.

Breivik comparecerá hoje perante um tribunal de Oslo que poderá decretar a sua prisão preventiva por um período máximo de quatro semanas. Esse período poderá ser renovado numa nova audiência a ser realizada até o fim das quatro semanas.

- Publicidade -

Tragédia na Noruega

A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a II Guerra Mundial. Dois atentados provocaram, até ao momento, um saldo de 93 mortos. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do primeiro-ministro, Jens Stoltenber. Sete pessoas morreram, mas a polícia admite que pode haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu numa ilha próxima da capital, Utoya. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos num acampamento de verão. Pelo menos 86 morreram, a maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir a nadar. Anders foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime.

O atirador, que é ligado à extrema-direita e publicou um manifesto na internet apelando à violência contra muçulmanos e comunistas, também tem envolvimento no ataque em Oslo. Ele deve prestar depoimento nesta segunda-feira.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.