Artesanato e sabores tradicionais dinamizam a serra de Monchique

ouvir notícia

.

O artesanato e os sabores tradicionais da serra algarvia vão animar, entre amanhã e domingo, o centro da vila de Monchique. Promovida pela junta de freguesia, a feira Artechique pretende atrair milhares de pessoas

Este fim de semana tem mais encanto na vila de Monchique. Durante três dias (6 a 8 de setembro), o artesanato e a gastronomia vão estar lado a lado, contribuindo para dinamizar a economia local.

A organização da Artechique – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique, a cargo da junta de freguesia, com o apoio do município, espera que o certame atraia milhares de pessoas e proporcione a todos os monchiquenses e visitantes alguns momentos de lazer, convívio e muita diversão.

- Publicidade -

A feira, que já vai na sua XIX edição, “continua a privilegiar a genuinidade, a tradição e a singularidade do artesanato local”, frisa a organização, salientando que neste evento não faltam os cestos de vime, as cadeiras de tesoura, as colheres de pau, as bolsinhas de retalhos, as rendas antigas, a cerâmica, os cintos e os sapatos de couro.

À tradição junta-se, presentemente, um artesanato mais recente, criado por jovens artesãos, que integra novas áreas de intervenção, numa produção exclusivamente monchiquense, que vem conferir à Artechique um caráter único no panorama algarvio.

Os sabores tipicamente monchiquenses (o presunto, os enchidos, a doçaria, o medronho, a melosa e o mel) associam-se ao artesanato, proporcionando aos visitantes a possibilidade de apreciarem o que de melhor se produz na serra algarvia.

Entre as 10h00 e as 23h00, nos dias 6 e 7 de setembro, e as 10h00 e as 20h00, no dia 8, a XIX Artechique oferece, para além da diversidade de peças raras trabalhadas pelas mãos experimentadas dos artesãos serranos, um conjunto de atividades de animação e recreação, também elas intimamente ligadas aos modos de vida ancestrais deste “último maciço montanhoso do sul”. Em destaque, estarão o sempre disputado torneio de “3 setes”, no dia 7, a partir das 14h00, e o XXVI Encontro de Acordeonistas, no dia 8, pelas 16h00.

A animação musical ficará a cargo de artistas locais, num convívio intergeracional que pretende dar a conhecer os melodiosos sons e vozes monchiquenses.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.