Associações desportivas de Loulé recebem apoio de dois milhões do município

ouvir notícia

Esta terça-feira, 50 associações desportivas de Loulé celebraram, na câmara municipal, o contrato-programa para 2024, através do qual recebem um apoio financeiro de 2 milhões por parte do município.

Com este contrato, os clubes conseguem ter um suporte que permite ajudar financeiramente as suas atividades e projetos desportivos.

Este foi o primeiro ano em que as candidaturas foram realizadas em formato digital, através do Portal do Associativismo de Loulé, numa aposta na desburocratização dos processos.

- Publicidade -

O contrato-programa incide em quatro eixos: apoio à promoção do desporto e atividade física (apoio a atividades desportivas federadas, não federadas e atividades de inclusão ativa), apoio a projetos, eventos e atividades pontuais (realização de projetos, organização de eventos desportivos, participação em competições internacionais, apoio a atletas de alto rendimento e projeto olímpico/paralímpico, estra última uma nova medida) e apoio à modernização e autonomia associativa (manutenção de viaturas, aquisição de viaturas, aquisição de material desportivo e comemorações de efemérides/aniversários).

Igualmente celebrado, neste dia, foi também o memorando de entendimento, entre o município de Loulé e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do “Clube Top”. Um programa de formação desportiva direcionado aos dirigentes associativos e pessoas com responsabilidade de gestão e administração na orgânica dos clubes.

Durante a sessão de celebração dos contratos, o presidente da autarquia, Vítor Aleixo, sublinhou a importância deste apoio financeiro aos clubes, “A câmara municipal de Loulé investe uma fatia importante no apoio ao desporto. Fazemo-lo porque sabemos que o desporto faz parte de uma comunidade que se quer cada vez mais saudável, equilibrada e de bons cidadãos, seja na prática do desporto formal, mas também do informal”.

O município irá brevemente inaugurar o pavilhão multiusos de Almancil, prevendo ainda, para este ano, o arranque das obras de recuperação do campo de futebol de Boliqueime e a definição de “um espaço com
dimensões apreciáveis” para a implementação de um campus desportivo.

Contudo, para o autarca estas infraestruturas não são suficientes, pois “há ainda um longo caminho a percorrer” na criação de novos equipamentos desportivos. Espaços desportivos que para Vítor Aleixo “são locais onde, por natureza das atividades que aí são realizadas, grandes consumos de água.” e por este motivo, o presidente considera importante que as pessoas tenham “consciência de que a água é um bem finito e que vai cada vez mais faltar na nossa região.”

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.