Autoridades turcas evitaram ataque no fim do ano

ouvir notícia

.

A polícia turca anunciou esta quarta-feira a detenção de dois suspeitos de planearem um ataque terrorista para os festejos do fim do ano em Ancara.

Os dois indivíduos – com ligações ao autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) – foram localizados no distrito de Mamak, nos arredores da capital. A polícia encontrou coletes com bombas numa casa, acreditando que poderiam ser usados nos ataques.

“Suspeitamos que poderiam ser membros do Daesh e que preparavam um atentado na capital no Ano Novo”, afirmou à AFP
A Turquia encontra-se em alerta máximo desde o passado dia 10 de outubro, quando ocorreu um duplo atentado suicida durante um protesto na capital, que provocou 103 mortos.

- Publicidade -

De acordo com os serviços secretos turcos, cerca de três mil pessoas mantêm ligações com o Daesh, havendo também várias “células adormecidas” na Turquia, o que aumenta o receio face um eventual atentado no país.

Na terça-feira, as autoridades belgas anunciaram também a detenção de dois indivíduos que estariam a preparar um atentado para o reveillon em Bruxelas. Foram invocadas “ameaças sérias de atentados em lugares emblemáticos de Bruxelas durante as festas de fim de ano.”

Entretanto, a coligação internacional continua a intensificar os ataques nos redutos do Daesh. O Pentágono anunciou ontem que dez dirigentes do Daesh morreram em bombardeamentos aéreos no Iraque e na Síria.

Entre os mortos encontram-se alguns responsáveis do grupo terrorista que estiveram envolvidos nos atentados de Paris de 13 de novembro, e outros que estariam a preparar futuros ataques nos países do Ocidente.

Após a recuperação do controlo de Ramadi, o primeiro-ministro iraquiano manifestou-se ontem confiante no fim do Daesh no país. “Pretendemos libertar Mossul [dos jiadistas] e isso será o golpe fatal para o grupo terrorista em 2016”, afirmou Haider al-Abadi.

Liliana Coelho (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.