“Banda sonora” das Descobertas estreia em Lagos e Faro

ouvir notícia

“Suite das Descobertas”, uma peça sinfónica de seis andamentos, que resulta da encomenda feita em 2009 pelo Teatro Municipal de Faro e pelo município de Lagos ao maestro, pianista e compositor Armando Mota, estreia este fim de semana em Lagos (sábado, às 18h00, no Centro Cultural) e em Faro (domingo, às 21h30, no Teatro das Figuras).

A obra apresenta uma temática que exalta o papel do Algarve num dos mais marcantes episódios históricos do país – Os Descobrimentos – e que será apresentada em estreia absoluta pela “sua” orquestra – a Orquestra do Algarve.

Nas palavras do seu compositor, “depois de passar horas infinitas em Sagres a ouvir o barulho do silêncio e a música do mar, não consigo associar as correntes modernas da música a essa atmosfera única.”

- Publicidade -

Armando Mota acrescenta ainda que “quis de alguma forma fazer um ´filme´ sonoro em que os ouvintes se pudessem transportar para a epopeia dos portugueses. Tentei fazer uma ´sonoplastia´ dos sons que os marinheiros poderiam ter ouvido e que se adequasse ao nosso imaginário do século XXI”.

NC / Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.