Cacela Velha revive ambiente das “Noites d’Encanto” até domingo

ouvir notícia

.

Evento começou esta quinta-feira e vai animar aquela localidade do concelho de Vila Real de Santo António durante quatro dias e quatro noites

.

Os sons, cheiros e cores do Mediterrâneo estão em destaque na vila histórica de Cacela Velha, a partir de hoje e até ao próximo domingo, na primeira edição das “Noites d’Encanto”.

- Publicidade -

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas continuam a refletir-se nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

Durante quatro dias, a cultura do Oriente também se reflete nos múltiplos recantos de Cacela Velha, com coloridos mercados (souk), animação de rua, exposições e concertos diários, recriando desta forma a tolerância e a convivialidade que distinguiram a história do antigo al-Andalus.

Cerca de 60 artesãos de diferentes países (Portugal, Marrocos, Tunísia, Argélia, Egito, Paquistão, Espanha, entre outros) irão dar vida ao mercado, trazendo produtos tão diversos como tapetes, lâmpadas, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ainda ao vivo as artes que herdaram do legado islâmico.

Nas “Noites d’Encanto”, a gastronomia tem um espaço de relevo com alguns clássicos da cozinha marroquina (couscous, tajines, espetadas de carne). Há ainda espaço para provar o afamado kebab ou para degustar um chá acompanhado por doces árabes.

Diariamente, entre as 18h30 e as 19h00, os finais de tarde convidam à conversa sobre temas tão diferentes como “A poesia no Gharb al-Andaluz”, os “Jogos e a convivialidade no al-Andaluz” ou o “Algarve Medieval”. Estas tertúlias têm como cenário uma tenda berbere situada no centro da aldeia de Cacela Velha, junto à nora.

Paralelamente, há “workshops” de dança oriental, sessões de dança do ventre e uma mostra sobre as cerâmicas islâmicas de Cacela. Diariamente, o músico sírio Salah Sabbagh apresenta uma exposição comentada com os principais instrumentos da música árabe.
Ao final da tarde, há ainda passeios de burro, numa alusão à sua importância para o transporte das mercadorias que chegavam em barcos vindos do Levante.

O roteiro musical inclui espetáculos de música do Magrebe e Médio Oriente com os grupos “Beth Nahrin” e “Ibn Misjan”, formados por músicos que interpretam com esmero a rica tradição do Oriente muçulmano. Os concertos têm lugar no espaço do antigo cemitério de Cacela e propõem uma aproximação à arte sonora que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Oriente e al-Andaluz.

A entrada é livre, à exceção dos espetáculos musicais, que têm o valor unitário de cinco euros. Cada espetáculo tem uma lotação de 200 pessoas sentadas.

O evento é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Ibérica – Eventos e Espetáculos e da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.