Capital Mundial de Folclore

Por estes dias, de 21 a 27 de Agosto, retorna com todo o seu esplendor o que é uma das grandes realizações anuais de maior efeito, tornando Faro a capital mundial do folclore. Referimo-nos ao «FOLKFARO 2022» que, organizado pelo quase centenário Grupo Folclórico de Faro, reúne a participação de 9 conhecidos e famosos agrupamentos de 9 países vindos de todos os quadrantes do Mundo.
Assim teremos mais de 300 «balhadores», tocadores, dançarinos, músicos e outros que sob o denominador comum das danças, trajes e cantares, se exibem na maior manifestação folclórica ao Sul do Tejo. O «FolkFaro 2022» tem o reconhecimento oficial do CIOFF, organismo dependente da UNESCO, que o classifica entre os «grandes festivais mundiais de folclore». Nele estarão presentes grupos do Brasil, Bósnia Herzogovina, Quénia, México, Argentina e Polónia, nestas inesquecíveis jornadas da cultura da paz pelas danças e cantares.
Desde a abertura oficial, a acontecer na noite (21 horas), do dia 21 (Domingo) no Teatro das Figuras, quando se ouvir essa significativa e bem simbólica música do «Amigos para Sempre» até ao derradeiro espectáculo a ter lugar a 28 como todas as noites e este ano no Largo da Sé, diversos actos do mais elevado sentido vão acontecer. Entre estes apontamos os workshops, ateliers e oficinas, as exibições em instituições de solidariedade social, a plantação da árvore da amizade, a celebração ecuménica e o desfile pela «Calle Mayor» do Algarve, as Ruas de Santo António e de D. Francisco Gomes, etc.
Após 2 anos de ausência o «FolkFaro» retorna com todo o seu esplendor e graças à coragem, vontade e determinação, desse que tem sido o maior embaixador de Faro mundo em fora, que é o Grupo Folclórico de Faro.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Isilda Gomes: “Lutarei em qualquer parte pela defesa da região”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Em 2013, quando assumiu o primeiro mandato, disse ao...

Algarve prepara-se para dizer adeus às portagens

Após avanços e recuos, as portagens têm os dias contados. Há quem veja a medida como o triunfo da justiça na região e quem acuse o PS de “irresponsabilidade financeira”. Outros, ainda, adiantam que apenas se trata de uma transferência de pagamento para todos os contribuintes e que tira competitividade ao transporte ferroviário

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.