Centro de Recolha Oficial de Faro assinala um ano em prol da causa animal

Nova infraestrutura permitiu, em 2023, a recolha de 223 animais errantes e a adoção de 150 animais

ouvir notícia

O Centro de Recolha Oficial Animal de Faro (CROAF) assinala esta terça-feira, dia 16 de janeiro, um ano de atividade em prol da causa animal no concelho de Faro, informou a autarquia.

Inaugurado no dia 16 de janeiro de 2023, este equipamento municipal era uma aspiração da população farense de há muitos anos que representou um investimento municipal global de cerca de um milhão e 400 mil euros, possibilitando agora albergar animais abandonados e contando com uma capacidade máxima para 170 animais (cerca de 120 cães e 50 gatos).

Ao longo do ano de 2023, no âmbito da sua atividade, o CROAF – que conta com uma equipa constituída por oito assistentes operacionais, dois assistentes técnicos e dois médicos veterinários -, procedeu à recolha de um total de 223 animais errantes, dos quais 167 cães e 56 gatos. Foram também entregues ao CROAF pelo seus detentores um total de 39 animais (38 cães e 1 gato), por razões como limitações de saúde, recolha compulsiva, despejo domiciliário ou devolução.

- Publicidade -

Por outro lado, o CROAF promoveu, ao longo do ano de 2023, a adoção de um total de 150 animais, 92 dos quais cães e 58 gatos. Foram ainda realizadas em 2023 um total 108 esterilizações (36 ovariohisterectomias a canídeos e 13 a felídeos e 48 orquiectomias a canídeos e 11 a felídeos).

Paralelamente, o CROAF concretizou também programas de captura, esterilização e devolução (CED) junto de 269 gatos, permitindo controlar e acompanhar colónias de gatos existentes no concelho.

“Este é um projeto que sempre foi muito solicitado pela população e hoje, passado um ano da inauguração do nosso CROAF, está à vista de todos o trabalho que tem sido feito em prol da causa animal”, declara o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, agradecendo ainda a cooperação e colaboração das várias associações de defesa da causa animal do concelho e da região, bem como outras entidades parcerias, nomeadamente o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), em prol de um objetivo comum: “um concelho e uma região mais amiga dos animais”, termina.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.