Cinco toneladas de chorões retiradas das praias do Garrão e do Ancão

ouvir notícia

Cerca de 80 alunos e professores da Escola EB Padre Cabanita, de Loulé, técnicos da Câmara Municipal de Loulé e do CEF participaram numa ação de remoção de chorões nas praias Garrão Nascente e do Ancão. A iniciativa realizou-se nos dias 3 e 4 deste mês e permitiu retirar destas praias cerca de cinco toneladas de chorões.
Em comunicado a autarquia explica que o chorão das praias “é uma planta suculenta, nativa da região do Cabo, na África do Sul, que gradualmente foi introduzida noutros locais de clima semelhante, como o Mediterrâneo e algumas zonas da Austrália e da Califórnia (EUA)”.
“Aos poucos foi escapando ao controle humano, tendo atingindo também a costa portuguesa, tornando-se uma espécie inimiga das zonas dunares e matas circundantes. Atualmente é um problema sério em alguns locais da Ria Formosa, pois invade o território de outras plantas autóctones formando um denso manto sobre estas que rapidamente as asfixia, tirando-lhes o sol e a água”, prossegue.
Os técnicos municipais têm estado atentos a este problema e têm vindo a identificar as colónias tendo registado colónias em franca expansão nas praias que foram alvo desta iniciativa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.