Comissão Europeia saúda aprovação da revisão constitucional turca

ouvir notícia

A Comissão Europeia saudou ontem a aprovação, por referendo, na Turquia da revisão constitucional considerando que “constitui um passo na direção certa”, mas avisou que irá acompanhar de perto a sua aplicação.

O resultado do referendo “demonstra o empenho dos cidadãos turcos nas reformas pelo crescimento dos seus direitos e liberdades”, referiu o comissário para o Alargamento da União Europeia, Stefan Füle.

É um passo na direção certa “nos esforços da Turquia para cumprir os critérios necessários à adesão” da União Europeia, salientou Stefan Füle num comunicado hoje divulgado.

- Publicidade -

“O impacto no terreno irá depender da sua aplicação. Será necessário criar uma série de leis de aplicação e vamos seguir a sua preparação com muito cuidado”, especificou o comissário.

O primeiro ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje que os eleitores aprovaram a revisão constitucional com 58 por cento dos votos.

A revisão constitucional hoje aprovada limita os poderes da hierarquia judicial e das forças armadas, bastiões dos defensores de um Estado laico que estão em conflito com o Governo.

Foram cerca de 50 milhões de eleitores turcos que votaram no referendo, que foi encarado como um teste de confiança ao Governo conservador pós-islamista do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP).

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.