Concluído túnel de resgate para os 33 mineiros

ouvir notícia

O túnel que estava a ser escavado no Chile, pela perfuradora mais rápida, chegou às 8:02 (12:02 em Lisboa) ao refúgio onde se encontram os 33 mineiros, soterrados desde o passado dia 5 de Agosto.

Dependendo do que será necessário para revestir o túnel, os homens poderão começar a ser resgatados já por estes dias.

Para o resgate, será necessário instalar uma cápsula que transportará os homens para a superfície e confirmar se é preciso revestir parte do túnel com uma camada metálica, porque «o poço, como está, dá segurança, mas não a segurança máxima», explicou um dos responsáveis pelas operações de perfuração da mina, em declarações ao jornal espanhol El Mundo.

- Publicidade -

O ministro chileno da Saúde afirmava sexta-feira que o resgate poderia começar já na próxima terça-feira, estando já pronta uma lista com a sequência dos mineiros a sair, dos mais velhos e com problemas de saúde para os mais novos e, aparentemente, mais saudáveis.

Luis Urzúa, que tem tido um papel fundamental na organização do grupo, será o último a ver a luz do dia.

As famílias festejaram a chegada da perfuradora, uma das três que se encontra no local, ao refúgio onde se encontram os mineiros e não arredam pés do local, no acampamento ao qual deram o nome simbólico de «Esperanza».

«É uma sensação muito forte», dizia Gaston Henriquez, acrescentando que imagina «o que deve sentir» o seu irmão, «lá em baixo».

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.