Constitucional pede reserva ao Governo sobre cortes nas pensões

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
Governo queria divulgar os documentos que enviou para o Tribunal Constitucional

O Governo contactou o Tribunal Constitucional para saber qual a sua posição sobre a divulgação do dossiê que o Executivo enviou para os juízes com argumentos em defesa da constitucionalidade da convergência das pensões. Mas, ao que o Expresso apurou, foi desaconselhado a fazê-lo.

“O Tribunal Constitucional entende que tendo esses documentos sido juntos aos autos devem permanecer reservados até a decisão do acordão ser proferida”, afirmou fonte governamental ao Expresso, explicando que “o Governo aceita e entende esta posição, que irá naturalmente respeitar”.

O extenso dossiê enviado pelo Executivo para o palácio Ratton inclui, entre outros, um estudo económico sobre os riscos de sustentabilidade da segurança social, um texto jurídico-político alertando para a situação de excecionalidade e emergência que o país vive e um estudo comparado dos cortes feitos nos vários países europeus sob resgate.

- Publicidade -

O diploma da convergência das pensões foi enviado por Cavaco Silva para o Tribunal Constitucional no passado dia 23 de novembro e os juízes dispõem de 20 dias para decidir.

Uma vez conhecida a decisão dos juízes, o Governo compromete-se a divulgar os argumentos que esgrimiu em defesa do diploma.

Ângela Silva (Rede Expresso)

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.