Controlo da circulação ferroviária no Algarve já está a ser feito eletronicamente desde Faro

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A REFER, entidade que gere a rede ferroviária nacional, anunciou que concluiu na passada semana os trabalhos de sinalização eletrónica, controle de velocidade e telecomunicações de exploração no troço Olhão – Vila Real de Santo António, da Linha do Algarve.

Segundo a empresa, esta empreitada representou um investimento de 2,9 milhões de euros e teve como objetivo central o reforço da segurança e a melhoria do serviço ferroviário. Com esta intervenção, o controlo da circulação passa agora a estar centralizado na mesa de comando de Faro, o que permite “uma maior flexibilidade, capacidade e disponibilidade”, garantem os responsáveis da REFER.

“Toda a Linha do Algarve está agora dotada da mais moderna tecnologia de controlo e comando de sinalização, deixando a segurança da circulação ferroviária de estar unicamente dependente de fatores humanos”, explicam os mesmos responsáveis.

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Ainda no âmbito deste investimento, que “incrementa as velocidades praticadas, em especial na aproximação às estações”, a REFER desenvolveu trabalhos ao nível dos atravessamentos da viaférrea, eliminando ou mitigando o potencial risco para a população.

“Resultará assim, além do reforço das condições de segurança, uma melhoria ao nível da qualidade da oferta, no que se refere à pontualidade e à fiabilidade da exploração, beneficiando as condições de mobilidade na região”, garante a REFER.

Estas intervenções fazem parte de um plano de investimentos desenvolvido na Linha do Algarve nos últimos sete anos (2007-2014) e que rondou os 35 milhões de euros. Este plano incluiu, ainda, a reabilitação da via, o alteamento de plataformas, a supressão e reclassificação de passagens de nível e melhorias pontuais em edifícios de passageiros.

Domingos Viegas

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