A REFER, entidade que gere a rede ferroviária nacional, anunciou que concluiu na passada semana os trabalhos de sinalização eletrónica, controle de velocidade e telecomunicações de exploração no troço Olhão – Vila Real de Santo António, da Linha do Algarve.
Segundo a empresa, esta empreitada representou um investimento de 2,9 milhões de euros e teve como objetivo central o reforço da segurança e a melhoria do serviço ferroviário. Com esta intervenção, o controlo da circulação passa agora a estar centralizado na mesa de comando de Faro, o que permite “uma maior flexibilidade, capacidade e disponibilidade”, garantem os responsáveis da REFER.
“Toda a Linha do Algarve está agora dotada da mais moderna tecnologia de controlo e comando de sinalização, deixando a segurança da circulação ferroviária de estar unicamente dependente de fatores humanos”, explicam os mesmos responsáveis.
Ainda no âmbito deste investimento, que “incrementa as velocidades praticadas, em especial na aproximação às estações”, a REFER desenvolveu trabalhos ao nível dos atravessamentos da viaférrea, eliminando ou mitigando o potencial risco para a população.
“Resultará assim, além do reforço das condições de segurança, uma melhoria ao nível da qualidade da oferta, no que se refere à pontualidade e à fiabilidade da exploração, beneficiando as condições de mobilidade na região”, garante a REFER.
Estas intervenções fazem parte de um plano de investimentos desenvolvido na Linha do Algarve nos últimos sete anos (2007-2014) e que rondou os 35 milhões de euros. Este plano incluiu, ainda, a reabilitação da via, o alteamento de plataformas, a supressão e reclassificação de passagens de nível e melhorias pontuais em edifícios de passageiros.
Domingos Viegas
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